São Paulo - Nova iluminação muda a paisagem do Ibirapuera

A nova iluminação do parque Ibirapuera (zona sul) deverá ser concluída no dia 25 deste mês. Estão sendo instalados 849 postes e toda a fiação aérea está sendo aterrada. 

A maior parte dos cerca de R$ 11 milhões - R$ 8,3 milhões - veio da AES Eletropaulo (concessionária de energia elétrica). O restante está sendo coberto pela prefeitura, administradora do espaço.

Após a conclusão dos trabalhos, o parque terá mais pontos iluminados, segundo o gestor do projeto junto à AES Eletropaulo, Márcio Visini Carlos. Antes eram 9 km de vias internas iluminadas, agora serão 16 km. Os trechos que já contavam com iluminação terão reforço.

Os postes que estão sendo colocados têm 5 metros e são mais baixos do que os anteriores, alguns com quase 10 metros de altura. Com isso, serão preservadas a copa das árvores e as aves que se abrigam nelas.

LED

As novas luzes, de LED, trarão uma economia mensal de 20%, além de a nitidez das cores ser três vezes e meia superior em relação àquelas que estavam instaladas.

A vida útil do novo sistema de iluminação é de até 15 anos.

Heraldo Guiaro, administrador do parque, ressalta o aumento na segurança para os usuários como um diferencial. "Com isso, placas que antes alertavam para que a travessia não fosse feita após as 22h estão sendo retiradas." Por enquanto não está planejada mudança no horário de funcionamento do local, das 5h às 24h.

Troca da iluminação no parque será encerrada no dia 25
rafael mulinari/destak


Fonte:  Destak Jornal

Nenhum comentário: