Hotelaria e Turismo Sustentável

O Programa visa implantar a Cultura e o Comportamento Sustentável nos Hotéis.

Isto permitirá que a organização comece a implementar um Sistema de Gestão para Sustentabilidade envolvendo todos os seus funcionários.





O PROGRAMA contempla a GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE e o ENGAJAMENTO dos STAKEHOLDERS com o COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL.





GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PARA GESTÃO E OPERAÇÃO EM MEIOS DE HOSPEDAGEM 


Apresentação 

Este documento apresenta boas práticas ou práticas sustentáveis, que são formas de operacionalizar a gestão de aspectos de sustentabilidade que são definidos, segundo a norma ABNT NBR 15401:2006 de meios de hospedagem - sistema de gestão de sustentabilidade, como elemento das atividades, produtos ou serviços de um empreendimento que possa ter relação com os âmbitos sociocultural, ambiental e econômico, ou seja, as dimensões base da sustentabilidade. 

O objetivo deste documento é indicar, orientar e sensibilizar os stakeholders relacionados às atividades dos meios de hospedagem sobre as boas práticas e normas de sustentabilidade que potencialmente poderiam ser implementadas na recepção de participantes da Rio+20. 


Benefícios 

As boas práticas além de ajudar a promover e difundir uma boa reputação para o estabelecimento oferece os benefícios potenciais citados abaixo: 

Medidas tomadas para preservação do meio ambiente e requalificação social na operação dos meios de hospedagem trazem benefícios em economia de recursos e contribuem para a boa imagem do estabelecimento comercial. 

A correta gestão de energia (elétrica e gás natural) e de água resulta em redução dos custos com esses serviços e com a manutenção das instalações, além da conservação de água por meio de uso racional e de uso de fontes alternativas para o reuso. 

Gestão de resíduos adequada, além de consolidar uma reputação de compromisso com excelência de qualidade nas suas práticas, pode minimizar: a possibilidade e a probabilidade de contaminação pontual (por ex. cozinhas) e local (por ex. solo e rios), a ameaça de risco à sociedade e ao meio ambiente, a possibilidade de criação de litígios por parte de clientes e vizinhança e, por fim, aplicação de multas resultantes de práticas nocivas à saúde e ao bem-estar geral. 

Gestão dos resíduos recicláveis que promove, por meio do serviço das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, inclusão socioprodutiva e reconhecimento pelos serviços prestados ao meio ambiente por estes atores. 

O resíduo sólido reciclável e reutilizável é reconhecido como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. 

Através do conhecimento das fontes de emissão de gases de efeito estufa, poderá se reduzir e compensar suas duas principais fontes geradoras significativas: geração e destinação de resíduos e no uso pouco eficiente de energia.



Para mais informações entre em contato conosco:

E-mail: empresa@empresaverdebrasil.com.br

Cel. e Whats: SP - 11-96182-0035 - PR - 42-99944-8892

Skype:  empresaverde


Nenhum comentário: