Fundação SOS Mata Atlântica realiza o Viva a Mata 2011

Sétima edição do maior evento ambiental em prol da Mata Atlântica comemora os 25 anos da ONG de 20 a 22 de maio no Parque Ibirapuera
Da Redação


 
A sétima edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica – , que acontece entre os dias 20 e 22 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, comemora uma data especial: o 25º aniversário da Fundação SOS Mata Atlântica, organizadora do evento.

A programação do evento reúne atividades que buscam conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação do meio ambiente e que apresentam um pouco da história da ONG. Com diversas atrações gratuitas, a exposição comemora também o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A iniciativa tem patrocínio do Bradesco e da Natura, e acontece na Arena de Eventos (ao lado do Museu Afro Brasil).

ONGs e instituições, que atuam nas mais variadas regiões do país, com programas pela conservação da Mata Atlântica, participarão do evento. Com mais de 100 projetos, a programação inclui peças de teatro, oficina de plantio com distribuição de mudas, palestras, debates, jogos educativos e muito mais.

A cenografia é assinada pelo designer Beto Von Poser, da Cenário Brasil, que desenvolveu estandes feitos de madeira reaproveitada, tecido com restos de panos e paredes com caixas de frutas.

Sua Mata, Sua Casa
Um dos principais objetivos da Fundação SOS Mata Atlântica é a mobilização de pessoas e articulação de ações para a proteção da Mata Atlântica, Bioma que compõe todo o ambiente ao nosso redor, seja ele formado por florestas ou urbano. “A qualidade do ar que respiramos e da água que consumimos são dois bons exemplos de como a conservação de nossas florestas e de nossos recursos naturais impactam diretamente em nossas vidas”, explica Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica. Segundo ela, “é com este conceito que comemoramos nossos 25 anos e realizamos o Viva a Mata 2011, destacando como todos somos agentes transformadores e estamos aptos a colaborar com a conservação da Mata Atlântica, ou, em outras palavras, com a proteção do meio ambiente em que vivemos.”

A diretora explica que a população costuma ver a floresta como algo distante, como a morada dos animais, por exemplo, e não como sua própria morada. “Cerca de 112 milhões de pessoas vivem na Mata Atlântica, mas não se dão conta disso e não se identificam com essa realidade. Por isto, esperamos que as atividades desenvolvidas no Viva a Mata mobilizem a sociedade ao mostrar que a Mata Atlântica tem uma importância enorme para a sadia qualidade de vida das pessoas, pois está diretamente relacionada ao seu dia a dia e depende de suas atitudes, como fazer bom uso da água limpa ou economizar energia elétrica”.

Com a mesma proposta, a Fundação apresenta também em São Paulo, no Shopping Metrô Tatuapé (Praça de Eventos – Piso Tatuapé), de 5 a 29 de maio, a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”. São Paulo é a quarta cidade a receber o projeto, que já esteve em Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Salvador (BA). Até janeiro de 2012, outras oito capitais nacionais receberão a exposição. Inspirada nas partes de uma casa, a mostra é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows.

Auditório
A abertura do Viva a Mata 2011 está programada para as 9h do dia 20 de maio, com o painel “25 anos de olho na Mata Atlântica”, no auditório central do evento. Com capacidade para 60 pessoas, esse espaço concentrará os principais painéis, palestras e debates do evento.

Para o primeiro dia, estão programados os painéis “Mosaicos de conservação”, às 10h30; “Incentivos econômicos para quem protege a natureza”, às 12h; “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”, às 13h; “Estudos e Pesquisas nos esforços de restauração”, às 14h; “Comércio ilegal de animais silvestres”, às 15h e “Turismo comunitário na Mata Atlântica”, às 16h30.

No sábado, dia 21 de maio, acontecerão os debates “O Código Florestal e a vida nas cidades”, às 9h; “Planos Municipais de Mata Atlântica”, às 10h30; “Acessibilidade em áreas verdes”, às 12h; “O que vem com os portos na Mata Atlântica?”, às 13h30 e “Quem está invadindo a sua praia?”, às 15h; além da roda de conversa “Mobilização - espaço de articulação e cidadania”, às 16h30.

O último dia de evento iniciará com o debate “Tragédias naturais e Mata Atlântica”, às 9h; seguido por “Saúde e Meio Ambiente”, às 12h; “Gestão da água na legislação ambiental”, às 13h30; “Preparativos para a Rio+20”, às 16h30. No mesmo dia, às 15h, acontecerá a palestra “Emissões de CO2, como medir e compensar”.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Mais informações: pelo site da entidade: www.sosma.org.br

Fonte: CeluloseOnline

Nenhum comentário: