FÓRUM EMPRESARIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

INICIATIVA DO FÓRUM EMPRESARIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE DE BAURU REALIZA FEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS DO CENTRO OESTE PAULISTA

O ECORRETO 2011  reunirá em uma feira,  a se realizar nas dependências do Thermas de Piratininga, SP, produtos e serviços ecologicamente corretos, cuja idealização e produção atendam aos mais rigorosos padrões de produção, tendo em conta os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial em toda sua cadeia produtiva.
O evento será realizado nos dias 7 e 8 de maio de 2011, no período das 9:00 às 18:00 horas.
Com a realização da feira, pretende-se fomentar novos negócios, especialmente os do segmento do eco-negócio, abrindo-se uma nova e necessária frente de atuação econômica em nossa região.
Mas, afinal, o que são produtos e serviços ecologicamente corretos?
São produtos não tóxicos, feitos de materiais recicláveis ou biodegradáveis, duráveis e com um mínimo de embalagem. Não existem produtos completamente verdes, pois todos usam energias e recursos naturais em sua manufatura, distribuição, utilização ou consumo, gerando resíduos e poluição. Portanto, o termo “verde” é relativo, descrevendo produtos com menor impacto e menos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana do que a maioria dos produtos industrializados que usualmente consumimos hoje em dia. Além disso, produtos  ecologicamente corretos, são aqueles produzidos por empresas SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS, o que significa dizer que a empresa trabalha para minimizar ou eliminar os impactos provenientes de seus processos produtivos, considerando a preservação dos recursos naturais, os interesses de seus  funcionários e da comunidade onde  está inserida. Para fazer tal avaliação, devemos questionar:

Os passivos trabalhistas são altos e freqüentes?
O pessoal trabalha em condições adequadas de saúde, higiene, segurança?
A empresa realiza atividades ou ações ligadas ao bem estar da comunidade que a cerca?
As atividades da empresa, tanto em nível local como global são social e culturalmente aceitos pelo ambiente humano 
em que está inserida?
A ética das ações e a aceitação dos processos produtivos da empresa se adéquam completamente ao corpo de leis da 
comunidade na qual atua?
A empresa respeita a ética dos acordos trabalhistas, considerando-os em sua totalidade?
A empresa respeita os Direitos Humanos?
A empresa respeita todos os Tratados de Paz Internacionais?
A empresa respeita os Tratados Internacionais pelo Desarmamento?

Não é possível afirmar que uma empresa é socialmente responsável, se ela se utiliza de trabalho infantil, se  colabora com o contrabando, se discrimina racialmente, religiosamente ou etariamente seus possíveis colaboradores ou  se mantém relações com outras empresas que o façam. Além desses critérios, em âmbito internacional, associações de  consumidores organizados em torno dos pressupostos da sustentabilidade, consideram que um produto ecologicamente correto:

NÃO DEVE utilizar alimentos geneticamente modificados.
NÃO DEVE utilizar animais para testar seus produtos.
NÃO DEVE ter qualquer relação com a produção da indústria de tabaco, com a indústria bélica ou de armamentos  nucleares.
NÃO DEVE, em função de seu óbvio poder econômico, sob qualquer argumento, exercer lobby político para favorecer seus  interesses.
  
Além do exposto, produtos ecologicamente corretos privilegiam a produção proveniente de núcleos de economia solidária, fortalecendo o cooperativismo e o associativismo.
 Os organizadores do evento também mantêm uma rede social específica para tratar de questões tangentes à produção, ao consumo e ao descarte. para participar, os interessados devem acessar a URL www.ecorreto.org

Os organizadores do evento tem também o prazer de comunicar que o II ECORRETO terá parte de sua renda revertida ao Instituto Vidadigna, organização não governamental bauruense que atua na proteção de animais abandonados, doentes e acidentados e que luta com muita dificuldade para a promoção do bem estar desses seres e para a conscientização acerca dos Direitos dos Animais. Contamos com a sua colaboração para a divulgação do evento e com sua participação. Convites pelos fones (14)3204-1749, (14)3204-1749, (14) 9641-9091 e (14) 9740-1244 ou na portaria do Thermas de Piratininga.

SERVIÇO: II ECORRETO - FEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS DO CENTRO-OESTE PAULISTA
DATA: 07 e 08 de maio de 2011
HORÁRIO: 9:00 ÀS 18:00 HS
LOCAL: THERMAS DE PIRATININGA - RODOVIA ELIAS MIGUEL MALUF, KM 01 - PIRATININGA, SP
 

Visite FÓRUM EMPRESARIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE em: http://fersbauru.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

Nenhum comentário: