10 ideias para fazer do Facebook uma vitrine do seu trabalho

Talita Abrantes, de Exame
 
De aplicativos a macetes para blindar seu perfil de dados constrangedores, saiba como conquistar o recrutador com a rede social de Mark Zuckerberg


Justin Sullivan/Getty Images
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook: de um jeito criativo é possível usar a rede social para aparecer pros recrutadores

São Paulo – Checar o perfil de um candidato no Facebook já virou rotina de boa parte dos recrutadores. Isso não é para menos. De acordo com o último relatório da empresa, 13 milhões de brasileiros já aderiram a rede arquitetada por Mark Zuckerberg.
Para se destacar em meio a tanta gente ou não perder um emprego por causa de um deslize virtual homérico, é preciso encarar essa rede de uma maneira mais estratégica.
EXAME.com listou alguns passos para que você use o seu perfil do Facebook para cativar os recrutadores.


1. Decrete a falência da sua fazenda no Farmville
O primeiro passo para transformar seu perfil no Facebook em ferramenta de trabalho é fazer um pente fino em tudo o que não tem qualquer conexão com o ambiente corporativo.
Fotos pessoais, jogos como Farmville e até comentários pouco pertinentes dos amigos devem ser abolidos do seu perfil. Se você não quiser se desfazer de tudo isso, crie um perfil alternativo para o trabalho.


2. A versão formal de você
Feita a faxina geral, é hora de criar um perfil com mais cara de currículo. E, nesse ponto, a regra é ser objetivo.
Portanto, nada de frases de efeito ou com caráter duvidoso no campo “sobre mim”. Antes, descreva suas habilidades e aspirações profissionais.


3. Panorama profissional
Aproveite o campo “empregadores” para colocar o nome de todas as empresas em que trabalhou - mesmo se por um curto período de tempo. Atenção também para o campo Projetos. Nesse ponto, é possível criar um inventário de todo seu trabalho e principais resultados.
Já em Faculdade/Universidade é possível criar um panorama da sua formação preenchendo o campo Aulas.


4. Faça um teste e torne-se relevante
Quer convencer todos os empregadores de que vale a pena contratar você? Então, mostre-se interessante. Um jeito divertido de fazer isso é entrar na onda dos testes para a rede social e elaborar um voltado para a sua área de especialidade.

O aplicativo Quiz Planet é ideal para isso. Basta preencher um formulário com questões e respostas e, pronto, o teste está criado. Depois, é só difundir entre a sua rede de contatos. Quem sabe o seu quizz não aparece na página incial de um recrutador à procura de um profissional criativo?

5. Vá além do convencional

Aproveite o Facebook para investir em soluções criativas para a sua marca pessoal – algo que você jamais poderia fazer em outro lugar.

O italiano Claudio Nader, por exemplo, usou suas habilidades de designer e alguns truques básicos de photoshop para espalhar palavras chaves pelo perfil no Facebook (veja a foto abaixo).

Reprodução


Perfil de Carlos Nader no Facebook

O perfil virou um hit na web. Pouco tempo depois, ele foi convidado a trabalhar na área de marketing em mídias sociais.

6. De mãos dadas com o Twitter

Outro meio para ficar relevante no Facebook é postar assuntos pertinentes à sua área de atuação – e que sejam interessantes, por favor. Se você já faz isso no Twitter, basta conectar as duas redes sociais.
O caminho é simples. Entre no aplicativo Twitter para Facebook e siga as instruções.

7. Espalhe o curtir

Se você tem um blog profissional, abra espaço para que outras pessoas divulguem seus posts no Facebook.

Acesse a página de plugins no Facebook, informe o endereço do post, escolha as suas preferências e cole o código gerado no post.

8. Um mural para recomendações

Os seus amigos podem ajudar você a conseguir um novo emprego apenas com o Facebook. Para isso, peça que eles escrevam mini-cartas de recomendação em seu Mural.

9. Meus queridos trabalhos

Aproveite a página dedicada a fotos para montar seu portfólio. Caso sua área de atuação não exija esse tipo de ferramenta, uma dica é colocar fotos (ou o logo) das empresas em que você já trabalhou e completar as legendas com informações sobre o trabalho que você desenvolveu nesses locais.

10. Perfil contra fotos constrangedoras

Para não queimar seu filme com alguma imagem vergonhosa que, por algum motivo, foi parar no álbum de um amigo, basta mudar as configurações do seu perfil.

Vá em Conta; Configurações de privacidade; Personalizar configurações. Nessa página, confira a seção itens que outros compartilham. Mude as opções para Fotos em que fui marcado e desative a função Sugerir fotos minhas a amigos.

Nenhum comentário: