Investir em ação ambiental dá lucro

Rogério Ruschel diz que empresas devem capacitar funcionários 
(FOTO DEIVYSON TEIXEIRA)  
 
Buscar a sustentabilidade socioambiental é um excelente negócio porque dá lucro. Estima-se que uma companhia que adota valores socioambientais na gestão tem aumento potencial de 38% no lucro
 
As empresas investem cada vez mais em sustentabilidade socioambiental não só porque são “boazinhas” mas porque esse é um negócio que dá lucro. E existem dezenas de formas de uma empresa ganhar mais adotando essas práticas.

Ontem, durante o seminário Futura Trends o consultor em Marketing e Meio Ambiente Rogério Ruschel falou sobre o assunto mostrando exemplos e resultados alcançados por empresas como a Natura, Amanco, Banco Real e Bradesco. Destacou ainda pesquisa realizada no Canadá pelo ex-diretor da IBM, Bob Willard, mostrando que uma empresa que adota valores socioambientais na gestão tem aumento no potencial de lucro de 38%.

“Quanto mais uma empresa adota valores socioambientais, mais ela reduz custos, mais ela aumenta lucros, mais reputação constrói, mais inovadora fica e mais se torna eficiente e aumenta o seu valor no mercado”, completa o consultor. Acrescenta que as ações das empresas sustentáveis se valorizam mais do que as que não o são, porque empresas com menores riscos, melhor governança e mais transparência, obviamente têm a preferência dos investidores.

Ruschel cita o caso da Natura que abriu o capital no Novo Mercado em 2004 com valorização de 450% das ações em dois anos. Depois se estabilizaram em 420% na Bolsa de Nova York. Além disso, a empresa brasileira ganhou a liderança do mercado. Adianta que no Brasil há “fila de espera” de empresas para participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa.

Sobre as maneiras de aumentar o lucro adotando valores socioambientais, Rogério Ruschel citou que no processo industrial a lucratividade aumentará quanto maior for a eficiência energética, quanto menor for a perda de insumos e quanto menor forem as perdas de matéria-primas e recursos hídricos.

“A AES Tietê aumenta o lucro reduzindo perdas através do plantio de 24 milhões de árvores em 5.700 quilômetros de margens de rios”, comenta, ressaltando que entre outros benefícios a companhia ganha aumento de produção de energia ao preservar a água, reduz custos com desassoreamentos e gera renda para cinco mil pequenos produtores de mudas.

Eficiência
Ruschel considera que quanto mais eficientes forem os equipamentos menores serão os riscos de paradas, incidentes ou acidentes. E as empresas que investem em sustentabilidade obtêm as melhores taxas de financiamento. Como exemplo cita o apoio a Projetos de Eficiência Energética com a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES), Proesco (BNDES Finem).

Outro ponto destacado é a qualificação da mão de obra. Explica que quanto mais bem treinados e eficientes forem os funcionários maiores serão os resultados financeiros porque empregados satisfeitos são mais produtivos e rendem mais.

Multas ambientais
Além disso, a empresa com bom comportamento socioambiental poderá obter enormes ganhos com a eliminação de multas ambientais, redução de Termos de Ajuste de Conduta (TACs) que podem exigir a construção de estradas, postos de saúde e até mesmo hospitais para recuperar danos ambientais. “A Sadia aumentou o lucro ao evitar problemas legais e equipou centenas de pequenos produtores de suínos com biodigestores (formato cooperativa)”, comenta Ruschel.

Lembrou ainda a Lei de Resíduos Sólidos, que já foi aprovada, e que vai fazer com que vários setores econômicos, a partir de 2014, se responsabilizem pela recuperação do seu resíduo, incluindo até embalagens. O especialista explica que muitas empresas colocam o bônus que os diretores e executivos recebem atrelado ao cumprimento de metas socioambientais.

Artumira Dutra
artumira@opovo.com
 

Nenhum comentário: