SÃO PAULO – As empresas brasileiras estão adotando cada vez mais práticas sustentáveis. Ao menos é isso o que aponta um recente levantamento da Amcham-SP.
De acordo com o estudo divulgado durante a entrega do Prêmio ECO 2011, quase 60% das companhias localizadas no País relataram já ter incorporado às suas operações algum tipo de ação sustentável.
“Essa consciência cada vez maior por parte dos empresários e é o que realmente move a sustentabilidade adiante”, declarou o CEO da Amcham, Gabriel Rico, ao apresentar os destaques da sondagem.
Demais empresas
Já para as demais empresas, a sustentabilidade é considerada relevante, mas sua integração ao negócio ainda é incipiente, afinal, somente 17% analisam a possibilidade de implementar projetos nessa área e 14% desenvolvem ações sociais e ambientais com foco em comunidades - do entorno ou não.
O estudo revela ainda que 12% realizam iniciativas sustentáveis não integradas ao negócio, em que declaram sentir a necessidade dessa integração.
Ações adotadas
Entre as principais, destacam-se principalmente, por exemplo, aquelas que visam reduzir os impactos ambientais causados por tais empresas, com 18% dos votos, a ética corporativa (17%) e a incorporação do tema aos sistemas de gestão (10%).
A preocupação com clientes e gestores, entretanto, costuma aparecer na sequência, com 10% dos votos, sendo seguida pela governança corporativa (9%) e pelos relatórios de sustentabilidade, com 8%.
Os reais motivos
Mas engana-se quem imaginar que o envolvimento de uma empresa com tal prática costuma ocorrer unicamente para fins ecológicos.
Segundo o próprio estudo, a maioria dos empresários consultados é categórica ao afirmar que a sustentabilidade traz vantagens comerciais, especialmente no que diz respeito à imagem.
A afirmação foi feita por 32% dos executivos entrevistados. Já outros 26%, no entanto, defendem a melhoria do capital humano e o aprendizado organizacional como principais valores agregados do negócio.
Outros itens apontados pelo levantamento foram o aperfeiçoamento da gestão, mencionado 18% dos profissionais, a minimização dos riscos (7%) e o aumento nas vendas e margens (4%).
Pesquisa
A pesquisa avaliou a opinião de 76 executivos de empresas associadas de variados portes e setores da economia entre os dias 4 e 25 de novembro.
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