ESPM lança Núcleo de Negócios Sustentáveis com a ajuda de profissionais de grandes empresas

O novo projeto reúne ideias e a experiência de especialistas da área no mercado.

São Paulo – De acordo com pesquisa realizada no II Fórum IBOPE de Negócios Sustentáveis, cerca de 46% das empresas brasileiras possuem políticas de sustentabilidade, e 37% já contam com departamentos dedicados às práticas de ações voltadas ao assunto. 


No entanto, o mesmo estudo revela que tanto executivos como os demais cidadãos, ainda estão em estágios iniciais para o entendimento e desenvolvimento de estratégias eficazes de sustentabilidade.

Diante deste cenário e da necessidade de formar e orientar gestores nesta área, a ESPM acaba de criar o Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis, cujo objetivo é desenvolver e promover o conhecimento sobre o tema, aplicado aos negócios, bem como priorizar correntes de pesquisas e estudos que valorizem o “pensar sustentável”.

Sob a coordenação da professora Ariane Reis, o novo projeto tem como diferencial a participação de profissionais experientes e líderes em empresas reconhecidas pela atuação em Sustentabilidade, para a formatação de um modelo conceitual de gestão que privilegia processos, renovação e desenvolvimento contínuo das empresas que buscam a excelência nesta área.

Para dar início a esta construção que direcionará os cursos, palestras, cases e workshops que serão oferecidos ao mercado, o novo núcleo realizou no último dia 22 de novembro, na Pós-Graduação ESPM, a primeira reunião para a discussão e debates sobre as inovações do mercado sobre o tema, no país e no mundo, que contou com a presença de nomes, como: Carolina Wosiack, gerente de planejamento estratégico da Johnson & Johnson; Luciana Alvarez, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da EAS; Luiz Coelho, especialista em Sustentabilidade da EAS; Fabricio Soler, diretor ambiental no escritório de Advocacia Felsberg e Associados e Beatriz Luz, gerente de Sustentabilidade da Braskem.

Além deles, também estiveram presentes, António Loureiro, CEO da Empresa Conquest One – Tecnologias; Carla Pires , diretora de Sustentabilidade da ETH Bioenergia; Maria Thomazini, gerente de Inovação e Tecnologias Agrícolas da ETH; Wendeline Van Der Feltz, representante das conexões universitárias com a Holanda; Regiane Thomaz, estudante da Universidade Federal de Mato Grosso e Vitor Caetano, estudante de Engenharia Ambiental, no Senac.

De acordo com Ariane Reis, ouvir o mercado para a construção das diretrizes do conhecimento é o primeiro passo para o sucesso na formação de novos “gestores sustentáveis”. Na reunião, os profissionais presentes sugeriram algumas competências e habilidades esperadas, bem como metodologias e ferramentas essenciais para uma gestão sustentável. O desafio desta nova corrente de conhecimento é criar e disseminar a visão sistêmica de aplicação de sustentabilidade no processo de planejamento, desenvolvimento e inovação nas corporações, além de promover o desenvolvimento das práticas e ações dedicadas à Sustentabilidade no Brasil.

Além do novo Núcleo de Estudos e Negócios Sustentáveis, a ESPM também conta com outras unidades de negócios como o Núcleo de Estudos em Gestão da Saúde, Núcleo de Estudos do Varejo, Núcleo de Estudos da Embalagem, Núcleo de Estudos do Agronegócio, Núcleo de Estudos em Gestão de Pessoas, Núcleo de Estudos em Ciências do Consumo, Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte, Núcleo de Estudos de Empresas Familiares e Governança Corporativa e Núcleo de Estudos de Marketing para Mercados de Alta Tecnologia. [www.espm.br].

ESPM-A Escola, fundada em outubro de 1951, por Rodolfo Lima Martensen, nasceu como “Escola de Propaganda de São Paulo”, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava na escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos, considerada centro de excelência no ensino de Marketing, Comunicação e Gestão. Atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

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