II Prêmio Hugo Werneck elege os melhores da comunicação sustentável

II Prêmio Hugo Werneck
                         Noite de gala evidenciou exemplos de amor à natureza.


Na última quarta-feira, 30 de novembro, a Cidade Administrativa foi cenário da entrega do “Oscar da Ecologia”, como vem sendo chamado o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade e Amor à Natureza.

A cerimônia contou com apresentação teatral sobre conscientização ecológica, interpretação do hino nacional pelos Meninos Cantores de Santa Luzia do Coral Mater Ecclesiae, entre outras interações artísticas que emocionaram as mais de 500 pessoas presentes no auditório Juscelino Kubitstichek. Entre as 22 categorias técnicas e políticas, duas estavam ligadas à comunicação: Melhor Anúncio e Melhor Campanha Publicitária.

A Associação Brasileira das Agências de Publicidade, regional Minas Gerais (ABAP-MG) ganhou na categoria Melhor Campanha Publicitária. A associação concorreu com a campanha do 3º Prêmio de Sustentabilidade da ABAP, desenvolvida pela JBis Propaganda.

Wagner Lanna, diretor de criação da On Ideias Interativas e Claudinei Girotti, diretor administrativo e financeiro do Hoje em Dia receberam o prêmio de Melhor Anúncio, pela peça desenvolvida para divulgar o 9º Seminário Meio Ambiente e Cidadania, publicado entre os meses de junho e julho na Revista Ecológico. 

Segundo o organizador da premiação, o jornalista e ambientalista Hiram Firmino, graças à imprensa engajada, a maioria da população já sabe hoje o que é área de preservação ambiental, mata ciliar, fundo de vale, topo de morro. “Isso explica o fato de um milhão e meio de pessoas, incluindo crianças, terem assinado e enviado um manifesto à presidente Dilma pra ela tomar pé do que pode nos acontecer se a natureza que nos resta não for sustentada, amada e respeitada”, reforçou.

Prêmio de Melhor Empresa também é da imprensa
Atitudes sustentáveis, várias campanhas de conscientização e envolvimento dos colaboradores com ações que podem salvar a natureza foram responsáveis pela premiação da TV Globo Minas como Melhor Empresa. A emissora também foi uma das três finalistas na categoria Melhor Campanha, pela criação do programa “Uma Vida, Uma Árvore”, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, para incentivar o plantio de árvores nativas para cada recém-nascido. O programa também foi tema de uma das campanhas publicitárias da Globo em 2011. A sucursal da Globo em Minas Gerais também foi a primeira empresa do setor a ter certificação ISO 14001, é parceira e incentiva projetos como o “Festival Lixo e Cidadania”, a “Campanha de Liderança Global 2020”. 

Ao receber o troféu o diretor regional da emissora, Marcelo Matte, disse que quando era repórter de Cultura em São Paulo conheceu o jornalista Humberto Werneck, filho de Hugo Werneck —a quem a premiação presta homenagem permanente—. Na época soube dos exemplos de amor à natureza do ambientalista e teve a certeza que, se algum dia dirigisse uma empresa, iria implantar políticas de contribuição sustentável e ambiental.

Sobre o Prêmio Hugo Werneck
A premiação visa reconhecer e destacar as principais atitudes, exemplos pessoais, projetos e atividades socioambientais desenvolvidas por indivíduos, empresas privadas e públicas, instituições de ensino e do terceiro setor que contribuam para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das populações. Ao todo foram premiadas outras 12 iniciativas inscritas no concurso e que contribuam para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das populações. Também foram homenageadas 10 personalidades e empresas, indicadas pela comunidade ambientalista por sua referência de dedicação à natureza. A segunda edição do Prêmio Hugo Werneck contou ainda com duas homenagens especiais, um prêmio de Melhor Parceiro Sustentável e com a Medalha do Mérito Hugo Werneck. 

O Prêmio Hugo Werneck é realizado pelo grupo Ecológico. Tem a participação institu¬cional do Governo de Minas, a parceria da Fiemg —por meio do programa Minas Sustentável—, a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral (FDC), a legiti¬mação do Centro Hugo Wer¬neck de Proteção à Natureza e o apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).


Nenhum comentário: