Instituto cria jogo baseado nos princípios da Carta da Terra


O game é baseado nos princípios da Carta da Terra. No jogo não há vencedores – ou todos ganham ou todos perdem. 

 
O Instituto Harmonia na Terra lançou um jogo para incentivar a luta pela preservação de ecossistemas e por um mundo mais justo. Trata-se do game baseado nos princípios da Carta da Terra. Uma boa ideia para criar consciência ambiental brincando.

A Carta da Terra é uma declaração de 16 princípios éticos para uma sociedade sustentável formulada inicialmente na Eco 92, no Rio de Janeiro, e finalizada em conferência na França, em 2000.

O jogo foi criado pelos ambientalistas Guilherme Blauth, Patricia Abuhab, Cláudio Casaccia e Gisela Sartori Franco. Blauth, que também é um dos fundadores do instituto, acredita que na prática a Carta ainda é irreal. Então, o grupo desenvolveu o jogo por sete anos para assim difundir seu conteúdo e ajudar na divulgação para que alcance mais pessoas.

No game não há vencedores – ou todos ganham ou todos perdem. Este é o lado cooperativo de um jogo em que as regras podem, inclusive, serem recriadas. O tabuleiro tem formato de mandala com o globo terrestre ao centro, nas extremidades estão oito ecossistemas do planeta.

Ao invés de peças, o jogador se apropria de um dos objetos simbólicos, como uma pedra ou um anel, por exemplo. Cada um precisa alimentar uma reserva coletiva de energia, que é representada por sementes. Se um dos jogadores deixarem acabar a energia individual ou comum, todos perdem, pois o jogo trabalha com a ideia da coletividade.

Em todos os passos do jogo uma carta é retirada para sugerir debates ou estimular ações que não estão inseridas na brincadeira, mas que gere algum resultado efetivo. Entre os assuntos podem surgir infinitas discussões sobre como melhorar o planeta.

Ao fim da partida, o grupo apresenta um princípio da Carta da Terra de forma artística, que pode ser em mímica, música, teatro, desenho ou de outra forma que achar melhor. "O importante é a alegria ao jogar e a troca de saberes. Compartilhando experiências, aprendemos melhor", diz Blauth.

Os 16 princípios estão agrupados em quatro blocos: respeitar e cuidar da comunidade de vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia, não-violência e paz.

O jogo esta à venda no site do Instituto Harmonia na Terra.  
Com informações da Folha de S. Paulo.


Via Ciclo Vivo

Nenhum comentário: