O game é baseado nos princípios da Carta da Terra. No jogo não há vencedores – ou todos ganham ou todos perdem.  
Imagem: Instituto Harmonia na Terra
  O Instituto Harmonia na Terra lançou um jogo para incentivar a luta  pela preservação de ecossistemas e por um mundo mais justo. Trata-se do game baseado nos princípios da Carta da Terra. Uma boa ideia para criar consciência ambiental brincando.
  A Carta da Terra é uma declaração de 16 princípios éticos para uma  sociedade sustentável formulada inicialmente na Eco 92, no Rio de  Janeiro, e finalizada em conferência na França, em 2000.
  O jogo foi criado pelos ambientalistas Guilherme Blauth, Patricia  Abuhab, Cláudio Casaccia e Gisela Sartori Franco. Blauth, que também é  um dos fundadores do instituto, acredita que na prática a Carta ainda é  irreal. Então, o grupo desenvolveu o jogo por sete anos para assim  difundir seu conteúdo e ajudar na divulgação para que alcance mais  pessoas.
  No game não há vencedores – ou todos ganham ou todos perdem.  Este é o lado cooperativo de um jogo em que as regras podem, inclusive,  serem recriadas. O tabuleiro tem formato de mandala com o globo  terrestre ao centro, nas extremidades estão oito ecossistemas do  planeta.
  Ao invés de peças, o jogador se apropria de um dos objetos simbólicos,  como uma pedra ou um anel, por exemplo. Cada um precisa alimentar uma  reserva coletiva de energia, que é representada por sementes. Se um dos  jogadores deixarem acabar a energia individual ou comum, todos perdem,  pois o jogo trabalha com a ideia da coletividade.
  Em todos os passos do jogo uma carta é retirada para sugerir debates ou  estimular ações que não estão inseridas na brincadeira, mas que gere  algum resultado efetivo. Entre os assuntos podem surgir infinitas  discussões sobre como melhorar o planeta.
  Ao fim da partida, o grupo apresenta um princípio da Carta da Terra de  forma artística, que pode ser em mímica, música, teatro, desenho ou de  outra forma que achar melhor. "O importante é a alegria ao jogar e a  troca de saberes. Compartilhando experiências, aprendemos melhor", diz  Blauth.
  Os 16 princípios estão agrupados em quatro blocos: respeitar e cuidar  da comunidade de vida; integridade ecológica; justiça social e  econômica; democracia, não-violência e paz.
  O jogo esta à venda no site do Instituto Harmonia na Terra.  
Com informações da Folha de S. Paulo.
Via Ciclo Vivo
 




 
Nenhum comentário:
Postar um comentário