Produtores participam de rally técnico no interior do Mato Grosso

Evento reuniu 50 agricultores da região do Vale do Araguaia 

PORTAL DO AGRONEGÓCIO
 

Um comboio de 25 caminhonetes quebrou o clima de tranquilidade das estradas rurais que cortam propriedades de soja e milho nos municípios de Querência e Canarana, no interior do Mato Grosso, na sexta-feira (09). 

Os carros faziam parte do Rally Ceagro/Expedição Safra 2011/12, iniciativa que busca levar ao produtor informação qualificadas e de tendências do setor. 

O dia começou com uma palestra de Marco Antônio Conejero, professor do Ibmec e consultor da PriceWaterHouseCoopers, no Sindicato dos Produtores de Querência. 

Conejero explicou como a crise mundial vai afetar o campo, mas tranquilizou os agricultores quando afirmou que, mesmo com a instabilidade econômica, os países, especialmente China e Índia, continuarão a consumir soja. Segundo ele, o padrão de consumo está crescendo e, por isso, os produtores devem investir para produzir mais com um custo menor. "Não olhe para o preço, olhe para o custo", afirmou.

Sustentabilidade - A temática principal do evento, "Soluções sustentáveis e integradas para o agronegócio", pautou a palestra de Conejero. O professor explicou a importância da sustentabilidade no campo e de que forma o mercado está exigindo cada vez mais que o agricultor produza de forma adequada. 

Segundo ele, o produtor tem que estar preparado para o consumidor mesmo antes que a sustentabilidade seja exigida por lei. Ele afirma que para isso é preciso que existam parcerias entre produtores, empresas e cooperativas. "É necessário disseminar informações do que está acontecendo no campo, investir em infraestrutura, preparar o produtor por meio de treinamento e identificar a as necessidades de cada região produtiva", explica Conejero.

Na estrada - Em seguida, os participantes, junto com técnicos, parceiros, fornecedores e jornalistas partiram rumo à propriedade de Írio José Guisolphi, onde conheceram novas variedades de soja super precoce que estão sendo testadas na área do produtor pelo pela Ceagro/Losgrobo. 

O objetivo é testar cultivares para encontrar a semente que melhor se adapta à região e, assim, possibilitar ao produtor o plantio da 2ª safra de milho minimizando o risco climático. Após as explicações sobre os experimentos no local pelo corpo técnico da Ceagro, o comboio seguiu para a área de 12 hectares adquirida pela empresa em Querência onde será instalada a loja de insumos do grupo.
 
Outro ponto de visita dos participantes do Rally foi a Associação dos Representantes de Defensivos Agrícolas do Vale do Araguaia (Ardava), onde eles assistiram a uma palestra sobre a forma correta de armazenar as embalagens de agrotóxicos. A associação é responsável pelo recolhimento das embalagens em 22 municípios. 

Este ano recolheu 530 toneladas de embalagens vazias. Para o ano que vem, a meta é alcançar 650 toneladas. Os produtores rurais conheceram ainda uma área degradada, que era voltada à pastagem e hoje está sendo recuperada para com o cultivo de soja e milho. "A recuperação desse tipo de área é um investimento no longo prazo. Já estamos pensando nos nossos filhos. Para mim, isso é sustentabilidade", disse o produtor Fabiano Brunetta.

Milho Verão - Com pouca tradição na região, o milho de verão foi um dos destaques da programação. Os participantes conheceram uma área onde a variedade está sendo testada com o objetivo de rotação de cultura. Entre as vantagens do plantio dessa variedade, segundo os técnicos, estão a descompactação do solo e o equilíbrio químico com o aumento da matéria orgânica. 

Em outro ponto da propriedade, os produtores conheceram a tecnologia AgCelence e ainda visitaram uma Área de Preservação Permanente (APP) que está sendo recuperada visando a sustentabilidade da fazenda.

Ao final do dia, o comboio havia percorrido mais de 100 km entre os municípios de Querência e Canarana, onde os produtores conheceram seis unidades demonstrativas, as novas tecnologias aplicadas na região e acompanharam in loco o que está sendo desenvolvido. 

"Foi um dia muito produtivo. Os participantes tiveram acesso a muitas e novas informações e a propriedades que eles não conheceriam sozinhos", disse o CEO da Ceagro, Paulo Fachin. O produtor de soja Arlindo Osalen, de Gaúcha do Norte, viajou mais de três horas para participar do Rally e saiu satisfeito do evento. "Aprendi várias coisas que posso aplicar na minha propriedade", disse.

Calendário - A etapa Querência foi o primeiro de uma série de eventos técnicos que serão realizados na temporada 2011/12 na aliança entre o Rally Ceagro e a Expedição Safra Gazeta do Povo. Até o final de março serão realizados outros quatro eventos.

MUNICÍPIO/ESTADO/DATA

◦Querência (MT) - REALIZADO - 09/DEZ/2011
◦Canarana (MT) - 19/JAN/2012
◦Goiatuba (GO) - 09/FEV/2012
◦Guaraí     (TO) - 01/MAR/2012
◦Balsas     (MA) - 08/MAR/2012

Nenhum comentário: