Sustentabilidade e juros em queda devem puxar negócios da Vayon Insurance

A adesão do mercado segurador a práticas sustentáveis e a queda dos juros devem garantir negócios adicionais para os prestadores de serviços da área de tecnologia de informação, já que atendem aos requisitos de enfatizar cuidados ambientais, sociais e de governança, em linha, portanto, com o desenvolvimento sustentável, e de reduzir custos, algo estratégico em período de queda do ganho financeiro

A afirmação é do diretor de operações da Vayon, Wladimir Chinchio.


Vemos cada vez mais o índice combinado das companhias seguradoras superando a casa dos 100%. Isso demonstra a necessidade de se melhorar a eficiência operacional, principalmente nas despesas administrativas que envolvam as estruturas de sistemas de informação. 

Eficiência operacional, aumento de escala e redução de custos, todas premissas do mercado segurador, estão consideradas em nossas soluções e inovações", afirma ele, acrescentando que os produtos também estão em linha com as práticas de sustentabilidade.

Na semana passada, durante a realização do seminário anual da International Insurance Society (IIS), ocorreu o lançamento mundial dos Princípios de Sustentabilidade de Seguros (PSI, na sigla em inglês), da ONU. 

Um grupo de seguradoras de diversos países, incluindo quarto grupos nacionais e a CNseg - 33 ao todo-, fez sua adesão aos PSI, prometendo adotar práticas que enfatizem parâmetros ambientais, sociais e de governança. 

A perspectiva é de que outras seguradoras brasileiras façam a subscrição ao PSI nos próximos meses. Enquanto isso, no plano econômico, a fraqueza do PIB brasileiro deve garantir a continuidade da política de redução da Selic, fazendo baixar o ganho das aplicações financeiras das seguradoras e exigir revisão na política de negócios, como redução das despesas administrativas.

Nesse sentido, Wladimir Chinchio destaca justamente o lançamento, em janeiro, de um produto inédito da Vayon. Trata-se da Vayon Insurance Cloud (on.iCloud). Com a on.iCloud, seguradoras e corretoras passam a dispor de uma plataforma de software especializada no processamento (distribuição, cobrança, comissão, sinistro e atendimento ao cliente) de seguros massificados e microsseguros. 

"A on.iCloud é uma solução em “nuvem” que abarca software, hardware, armazenagem, poder de processamento e administração, isto é, a companhia seguradora não necessita instalar, manter ou contratar nenhum software ou hardware adicional", destaca ele

Segundo ele, entre outras inovações em relação à plataforma, há a convergência de canais de distribuição: ou seja, um produto configurado no on.iBusiness já está pronto para ser comercializado pelos canais tradicionais (call center, comércio varejista e utilities), e por novos meios de distribuição (celular/SMS, Point of sale (PoS), redes sociais e internet).

Seu Time to market é reduzido: o on.iBusiness é altamente padronizado e reúne componentes de negócio de fácil utilização. Segundo ele, seu funcionamento é como uma linha de montagem de automóvel, no qual as operações são montadas a partir de peças pré-construídas. 

Estas características, explica, possibilitam a redução substancial no tempo de criação de novos produtos, instrumentação do canal de distribuição e a integração dos serviços dos parceiros da companhia (assistências e prestadores). Enfim, a adoção do on.iCloud proporciona significativa redução de custos as companhias, pois entrega uma solução completa, sem custo de implantação e sem custo fixo. A companhia só paga pelos seguros que vender, afirma ele.[3]

Outro mérito: a on.iCloud é uma plataforma de software e serviço projetada para ser sustentável e eficiente energeticamente. Isso porque a on.iCloud implementa dois aspectos fundamentais de sustentabilidade. 

O primeiro é o “seguro sem papel”, isto é, os principais processos da companhia (distribuição, cobrança, comissão e sinistro) são totalmente automatizados e integrados gerando zero de resíduo e CO2; o segundo é o conceito de “dynamic process”, isto é, os recursos de hardware aumentam ou diminuem conforme as necessidades de processamento da companhia, por exemplo, no final do mês quando ocorre o fechamento de vendas os recursos de hardware aumentam para atender à demanda e, na sequência, diminuem para atender ao dia a dia, conclui Wladimir Chinchio.

Nenhum comentário: