Embrapa Gado de Corte: sustentabilidade e inovação em 35 anos de atividades

Celebrar 35 anos de inovação e sustentabilidade com a pesquisa agropecuária. Esse foi o mote das comemorações de aniversário da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS) na quinta-feira, 31 de maio. 





A solenidade foi realizada no Auditório Manoel de Barros no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes da capital sul-mato-grossense.

A Unidade, que tem mandato nacional, foi criada em 28 de abril de 1977 pelo então ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, que considerou a localidade ideal para a bovinocultura de corte. Atualmente, a Embrapa Gado de Corte possui 224 empregados e ocupa uma área de 3.081 hectares na Fazenda da Sede; e a Fazenda Modelo possui 1.612 hectares. Do total, 37% são área de reserva legal.

O atual chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber de Oliveira Soares, lembrou que, em 35 anos, com a contribuição das tecnologias desenvolvidas e transferidas pela Unidade, o rebanho brasileiro cresceu de 104 milhões de cabeças para 208 milhões, assim como a produção de carne passou de 2,4 milhões de toneladas para 9,2 milhões, sem a necessidade de aumentar a área de pastagens.

“Podemos brindar o sucesso da pecuária brasileira e dos trabalhos da Embrapa, que alia Pesquisa & Desenvolvimento à Transferência de Tecnologia, os pilares da sustentabilidade”, disse o gestor da Unidade, ressaltando que as atividades da Embrapa são importantes para abastecer o mundo com alimentos de qualidade.

O evento comemorativo reuniu diversas autoridades, com presença de gestores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – diretor-presidente, Pedro Antonio Arraes Pereira; diretores-executivos, 11 chefes-gerais das Unidades de Pesquisa no Centro-Oeste; assim como do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e outros políticos, representantes do setor agropecuário, e empregados e colaboradores da Embrapa Gado de Corte.

O diretor-presidente da Embrapa também lembrou dos desafios futuros devido ao aumento da demanda por alimentos e afirmou que a Embrapa pode e deve desafiar o futuro, continuando a trilhar os caminhos da sustentabilidade. “E a Embrapa Gado de Corte é uma das Unidades de excelência reconhecida no Brasil e no mundo e que contribui com o desenvolvimento do setor agropecuário com inovação e sustentabilidade”, disse Arraes. O governador de MS, André Puccinelli, disse que é um admirador dos trabalhos da Empresa e ressaltou a importância da parceria das Unidades da Embrapa do Estado para o desenvolvimento do agronegócio.
Ações de sucesso

Os convidados também conheceram a trajetória da Unidade de Pesquisa por meio de depoimentos, homenagens, vídeo institucional e apresentação de tecnologias, produtos, processos e serviços desenvolvidos ao longo dos anos. Entre as tecnologias, foram lembradas as forrageiras lançadas: Tupi, Piatã, Tanzânia, Mombaça, Massai, Xaraés, Marandu e Estilosantes Campo Grande. Outra inovação da Unidade de Pesquisa foi a Avaliação Nacional de Touros das Raças Zebuínas de Corte, o Programa de Avaliação de Touros Jovens e o Programa de Melhoramento de Gado de Corte (Geneplus), serviços disponibilizados aos produtores rurais, além do Programa Boas Práticas Pecuárias – Pecuária de Corte. Para uma gestão equilibrada da propriedade, foi desenvolvido o Controle Financeiro Simplificado (Controlpec) e o aplicativo Gerenpec, desenvolvido com apoio do MCT/CNPq, que permite a simulação do desenvolvimento de uma fazenda por um período de dez anos.

O destaque atual foi para a régua de manejo tecnologia criada pelo pesquisador José Alexandre Agiova e pelo analista Haroldo Pires de Queiroz. A ferramenta indica o momento certo de entrada e saída de animais no pasto, o que facilita o trabalho na propriedade com o manejo de forrageiras. A “Régua de Manejo” pode ser feita de madeira, polímero ou metal e deve medir 1.20 cm. A tecnologia passou pelo processo de proteção da propriedade intelectual com solicitação junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) da patente de modelo de utilidade.
Convênios

A Embrapa e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul firmaram contrato de comodato de bem imóvel, localizado na propriedade da Fazenda Sede da Embrapa Gado de Corte. O objetivo é construir e instalar o Quartel definitivo do 1o Esquadrão Independente de Polícia Montada, Regimento da Cavalaria e área para treinamento e formação de policiais militares.

A outra parceria firmada no dia da solenidade de aniversário da Embrapa Gado de Corte foi na área de educação, com a assinatura do contrato de Cooperação Técnica de implantação do Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte.
Cultura

Na abertura, a Orquestra Revoada Pantaneira apresentou músicas que misturam o clássico com o caipira, ressaltando a cultura regional. Outros destaques culturais foram as pinturas a óleo em tela e o lançamento do livro “Gado de Corte em Retrato”. As telas, que retratam o ambiente rural, foram preparadas especialmente para a data, sendo uma das obras do pintor e cenógrafo Fausto Furlan e a outra do advogado Gustavo Camparim.

O livro, cujo editor técnico é o atual chefe da unidade, foi impresso e finalizado pela Embrapa Informação Tecnológica. A obra contém toda história da Unidade, desde sua criação até os dias atuais, além dos desafios futuros da pesquisa frente às demandas da cadeia produtiva da pecuária de corte para 2027.

Nenhum comentário: