BAYER INVESTE NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 100% VERDES

Multinacional alemã atuará com o líder em rede de projetos ambientalmente responsáveis no Brasil




A Bayer está investindo no que deve se tornar uma vitrine para sua empreitada na área de construção civil, essencialmente no segmento sustentável. 

Trata-se de um prédio totalmente "verde", próximo à Marginal do Rio Pinheiros, na zona sul da capital paulista. 

Os valores aplicados ainda são guardados a sete chaves, mas os objetivos são claros. Criar uma rede de fornecedores credenciados para oferecer soluções sustentáveis a todo o mercado de construção.

"Além de ser um projeto altamente tecnológico é financeiramente viável", diz o presidente para a área MaterialScience para a América Latina, Ulrich Ostertag. 

A divisão é especializada em polímeros e sistemas de alta tecnologia e fornece matérias-primas para diversas indústrias.

O novo prédio será um centro de convivência, onde a empresa realizará atividades que estimulem a qualidade de vida dos seus funcionários e visitantes e terá capacidade para receber duas mil pessoas. 

A previsão é de que ele gere economia de 50% no consumo de energia e 70% no uso da água.

A ideia da companhia é reunir os colaboradores em uma rede, sob sua liderança. 

Com isso, a divisão MaterialScience também pode lucrar mais. Isso porque suas inovações tecnológicas poderão ser utilizadas em projetos dos futuros clientes.

"Queremos criar soluções sustentáveis e desenvolver novas tecnologias para o mercado, junto com os colaboradores", explica Fernando Resende, diretor do projeto no Brasil.

O novo prédio faz parte do projeto EcoCommercial Building (EBC) e será o primeiro da empresa na América Latina. Desde 2009, a companhia já construiu quatro edifícios semelhantes nos Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e Índia. 

"Cada um deles é adequado às condições climáticas e ambientais da região onde estão, explica Resende.

Conhecida por sua presença no setor farmacêutico e de produtos agrícolas, a companhia anunciou neste ano o aporte de R$ 143 milhões nas três frentes de negócios no Brasilem2012, incluindo MaterialScience.

Mercado promissor
Os negócios são promissores para a Bayer, pois embora a demanda seja crescente o estoque de prédios sustentáveis ainda é muito baixo.

Pesquisa da Consultoria Cushman & Wakefield indica que na cidade de São Paulo apenas 4,3% dos edifícios são "verdes". 

No Rio de Janeiro esse percentual cai para 2,5% e em Curitiba chega a 0,7%.
A estimativa é que até 2013 o número total de edifícios verdes disponíveis nessas capitais chegue a 37%.

"Aos poucos os empresários estão tomando consciência dos benefícios de investir na construção verde, mas estamos muito longe do ideal", explica Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

-----------
Ulrich Ostertag
Presidente da Bayer Material Science para a América Latina
"Além de tecnológicos, os projetos sustentáveis são financeiramente viáveis"

Nenhum comentário: