Eike Batista (Grupo EBX) e Murilo Ferreira (Vale) encerram seminário no Humanidade 2012


Empresários apresentam ações sustentáveis das companhias e pedem mais conscientização popular                                                              Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp






No encerramento do seminário “Lideranças Empresariais”, no penúltimo dia de agenda do Humanidade 2012, Eike Batista e Murilo Ferreira, presidentes do Grupo EBX e da mineradora Vale, respectivamente, falaram de iniciativas das companhias na área de desenvolvimento sustentável. 






Participaram do evento o vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, e o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.
Ometto ressaltou que o evento realizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, mostrou que a indústria brasileira está atenta à sustentabilidade. “Estamos fazendo muito para as futuras gerações, e os encontros com os cidadãos nestas duas semanas do evento mostraram a valia da cidadania.”
Já o presidente do Sistema Firjan ressaltou a união das indústrias. “[Ela] Multiplica seu poder de atuação e transformação, ultrapassando os muros das próprias indústrias e chegando até a sociedade.”
Veja o resumo do painel:
Eike Batista (EBX) – O presidente do Grupo EBX mostrou as ações de sua companhia, entre elas o programa “Gestão Integrada de Território”, que tem o compromisso de colaborar com o entorno de suas unidades em operação. Detalhou ainda os resultados da adoção da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro pelo Grupo EBX, onde o nível de coliformes fecais de suas águas apresentou queda de 90%.
Apesar do resultado positivo, Eike lamentou os 500 quilos de lixo retirados por dia na lagoa, metade orgânico, metade descartado pela comunidade. “As pessoas têm que entender que a Lagoa Rodrigo de Freitas não é minha, é de todos. 
É preciso uma contrapartida, uma conscientização das pessoas do entorno e de localidades mais distantes”, advertiu. “A Rede Globo”, prosseguiu Eike, “poderia realizar uma novela com um personagem ‘sujismundo’ da vida para fazer com que todos os brasileiros entendam que tudo aquilo é nosso.”
O empresário ressaltou que até 2014 mais de 250 mil brasileiros serão capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outras escolas técnicas. 
“O Brasil está se instrumentalizando para fazer isso tudo acontecer. E continuem cobrando de mim, pois meu sonho é ver um Brasil mais verde e um mundo mais azul”, arrematou.
Murilo Ferreira (Vale) – O presidente da Vale retomou um tema que, para ele, já deveria estar superado: a pobreza mundial. 
“É uma violação dos direitos humanos o fato de 1,3 bilhões de pessoas viverem com US$ 1,25 por dia, que as coloca abaixo da linha da pobreza, é inaceitável”, disparou. 
“Nosso desafio”, disse Ferreira, “é oferecer tratamento digno a essas pessoas; o meio ambiente é tema das discussões, mas não dá para resolver um problema se a pobreza não for resolvida.”
Murilo Ferreira afirmou que é necessário trabalhar de forma mais consistente a cultura dos cidadãos, além de reforçar o papel da responsabilidade social nos locais onde a Vale opera. 
“Não podemos ignorar isso. Tem que haver uma alternativa para as pessoas desenvolverem seus próprios negócios, com economia verde e direito ao rendimento mínimo para viver decentemente”, concluiu.
Humanidade 2012
O Humanidade 2012 é uma realização da Fiesp, do Sistema Firjan, da Fundação Roberto Marinho, do Sesi-SP, Senai-SP, Sesi Rio e Senai Rio, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, concebida para realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. 
O evento acontece no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 22 de junho. 
O espaço de exposições é aberto ao público e a agenda completa de eventos pode ser consultada no site  www.humanidade2012.net

Nenhum comentário: