Rio+20 forma quase 1,2 mil voluntários para conferência

Jovens chegam para a formatura do Rio 20. Foto: Daniel Ramalho /Terra
Jovens chegam para a formatura do Rio 20
Foto: Daniel Ramalho /Terra

GIULIANDER CARPES Direto de Rio de Janeiro

A Rio+20, conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, formou neste sábado 1.191 voluntários para o evento, que se realiza entre os dias 13 e 22 deste mês no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, entre outros locais paralelos.

Segundo Laudemar Aguiar, ministro da Secretaria Nacional de Organização da Rio+20, os voluntários vão ficar à disposição para qualquer necessidade que os convidados e palestrantes tiverem nos locais da conferência.

Os formandos foram selecionados entre alunos do ensino médio de escolas públicas fluminenses, alunos do ensino técnico, universitários de todo o País e pessoas com deficiência de várias entidades. Todos participaram de curso de treinamento durante um final de semana e tiveram lições de sustentabilidade, direitos humanos, cidadania ativa e voluntariado. Vão servir o evento durante duas semanas por pelo menos 4 horas diárias.

"A ação voluntária é um componente essencial do desenvolvimento sustentável", afirmou o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chediek. "Nem tudo pode ser feito pelos governos e pela iniciativa privada. o voluntariado é uma resposta da sociedade civil".

O programa de voluntariado da Rio+20 tem como principais objetivos despertar nos jovens estudantes o interesse pelos temas da conferência e incentivar a prática do voluntariado no País.

"Todo mundo pode voluntariar, basta ter o espírito de cooperação no coração", disse Chediek. "A Rio+20 é um evento de enorme importância porque pode estabelecer a agenda dos temas de sustentabilidade das próximas décadas. Essa é uma oportunidade de contribuir para uma nova missão e a possibilidade de se inserir na comunidade global".

Para a ONU, o evento estará no foco dos olhares do planeta durante duas semanas. "Pelos próximos 15 dias, o Rio vai virar quase a capital do mundo. As principais lideranças vão estar aqui. Isso representa reconhecimento ao progresso que o Brasil tem atingido desde a Rio original. Um progresso que tem que ser mostrado por vocês para os participantes", discursou Chediak para os voluntários.

"Ainda temos muitos problemas, mas neste momento o Brasil representa a esperança para um mundo que ainda não tem muitas respostas. Vocês têm a missão de mostrar que uma sociedade pode melhorar muito rapidamente. Vocês são embaixadores do futuro e de um presente real", declarou o representante do PNUD. "O seu trabalho representa os melhores valores da ONU, que são o trabalho conjunto, a troca das melhores experiências e a construção de pontes entre os povos".

Nenhum comentário: