Madri constrói um centro recreativo público sustentável para as crianças

madri2

As paredes do prédio são feitas de vidro/Foto: Divulgação

Prédios e construções públicas feitos sob as leis do design sustentável fazem com que cidadãos vivenciem de perto as possibilidades de uma arquitetura com poucos riscos ambientais, ainda mais se forem crianças. Pensando nisso, a prefeitura de Madri construiu uma centro recreativo sustentável com direito a espaço para eventos e conferências ligadas ao meio ambiente.
O projeto Plaza Ecópolis foi feito sob um sistema de redução de consumo de energia, com lonas amarelas na área exterior que possibilitam a entrada da luz mas bloqueiam o calor intenso do sol. Por baixo das lonas há uma camada de placas de vidro, especialmente na área do prédio que é direcionada à linha do Equador - para melhor receber o sol.

madri1

Parte da estrutura também se movimenta para acompanhar a direção do sol de acordo com as estações do ano. Além disso, o projeto possui uma série de poços inteligentes de luz e ventilação que saem do chão através de tubos de circulação subterrâneos.
Um dos andares da construção é parcialmente submerso de forma a aperfeiçoar o sistema de economia de energia. Outro aspecto, o de posicionamento de alguns elementos da estrutura, também possibilitou uma maior performance no uso da luz solar.

madri3

Contudo, o terreno em que está instalado o prédio é tão importante quanto a própria arquitetura. O espaço externo não só encoraja as crianças brincarem de escalar, escorregar e rolar, como também armazena água.
Um banco de cascalho sob plantas macrófitas foi colocado em uma estufa artificial que absorve e trata o esgoto do prédio. Dessa forma, é possível utilizar a água para irrigar os jardins circundantes. Os visitantes do lugar ainda podem fechar o circuito de água da instalação e ensinar às crianças sobre a conservação de recursos.

madri4

Nenhum comentário: