Saiba quais são os critérios do Guia Quatro Rodas Brasil para a seleção dos empreendimentos sustentáveis que ganham a folhinha verde, em cada edição, lançada em 2008
Entre os 12.700 endereços do Guia Quatro Rodas Brasil 2011, estão 43 empreendimentos marcados com o “selo de sustentabilidade” da publicação: um trevo verde, de quatro folhas. Os critérios são elaborados a partir das regras do Leed - Leadership in Energy and Environmental Design, dos Estados Unidos, e do Green Star Accreditation, da Austrália, referências mundiais na certificação de empreendimentos sustentáveis.
Eis as principais características de um hotel sustentável:
- Utiliza lâmpadas fluorescentes, em vez de incandescentes, para economizar energia;
- Os chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água, para evitar o desperdício;
- Em substituição a embalagens descartáveis, há recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros;
- Usa equipamentos eletroeletrônicos com baixo consumo de energia
- Os objetos que decoram os ambientes – entre eles carpetes, cortinas e luminárias – são feitos com material reciclado;
- A construção tem estrutura de madeira de origem certificada (de reflorestamento), azulejos ou pisos reciclados;
- Tem sistema de reciclagem de lixo, mesmo que seja terceirizado
- Reaproveita o lixo orgânico como adubo – em alguns casos, há até uma estação de tratamento e compostagem no terreno;
- O esgoto é tratado antes de ser despejado em córregos e rios da região;
- Reaproveita a água da chuva na lavanderia, na piscina e na irrigação dos jardins;
- Adota o sistema de energia solar ou eólica, mesmo que seja apenas para alimentar parte das tomadas;
- O sistema para abertura das portas dos quartos funciona com um cartão-chave que ativa o controle de luz e regula a temperatura do ambiente. Em alguns casos, há sensores liga-desliga;
- O projeto arquitetônico aproveita a iluminação natural, com paredes envidraçadas e ambientes abertos e bem-ventilados, dispensando, assim, a luz artificial e o ar-condicionado;
- Os funcionários são treinados para aplicar as medidas sustentáveis – do gerente às camareiras. Eles também têm a função de explicar ao hóspede por que o hotel adotou tais normas;
- Investe na comunidade local: contrata e treina moradores das redondezas, aplica parte do lucro na capacitação dos empregados, patrocina projetos sociais do entorno e incentiva os hóspedes a colaborar com tais iniciativas;
- O hóspede escolhe se quer ter as toalhas e os lençóis trocados diariamente ou não – e, assim, ajudar na economia de água e também de produtos químicos;
- Utiliza alimentos produzidos na região – muitas vezes, orgânicos – para compor o cardápio do seu restaurante.
Eis as principais características de um hotel sustentável:
- Utiliza lâmpadas fluorescentes, em vez de incandescentes, para economizar energia;
- Os chuveiros e vasos sanitários funcionam com baixo fluxo de água, para evitar o desperdício;
- Em substituição a embalagens descartáveis, há recipientes fixos para xampu, condicionador e sabonete nos banheiros;
- Usa equipamentos eletroeletrônicos com baixo consumo de energia
- Os objetos que decoram os ambientes – entre eles carpetes, cortinas e luminárias – são feitos com material reciclado;
- A construção tem estrutura de madeira de origem certificada (de reflorestamento), azulejos ou pisos reciclados;
- Tem sistema de reciclagem de lixo, mesmo que seja terceirizado
- Reaproveita o lixo orgânico como adubo – em alguns casos, há até uma estação de tratamento e compostagem no terreno;
- O esgoto é tratado antes de ser despejado em córregos e rios da região;
- Reaproveita a água da chuva na lavanderia, na piscina e na irrigação dos jardins;
- Adota o sistema de energia solar ou eólica, mesmo que seja apenas para alimentar parte das tomadas;
- O sistema para abertura das portas dos quartos funciona com um cartão-chave que ativa o controle de luz e regula a temperatura do ambiente. Em alguns casos, há sensores liga-desliga;
- O projeto arquitetônico aproveita a iluminação natural, com paredes envidraçadas e ambientes abertos e bem-ventilados, dispensando, assim, a luz artificial e o ar-condicionado;
- Os funcionários são treinados para aplicar as medidas sustentáveis – do gerente às camareiras. Eles também têm a função de explicar ao hóspede por que o hotel adotou tais normas;
- Investe na comunidade local: contrata e treina moradores das redondezas, aplica parte do lucro na capacitação dos empregados, patrocina projetos sociais do entorno e incentiva os hóspedes a colaborar com tais iniciativas;
- O hóspede escolhe se quer ter as toalhas e os lençóis trocados diariamente ou não – e, assim, ajudar na economia de água e também de produtos químicos;
- Utiliza alimentos produzidos na região – muitas vezes, orgânicos – para compor o cardápio do seu restaurante.
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