Lição de Sustentabilidade: Petrobrás instala Universidade Corporativa no RJ, em prédio ecossustentável

Em tempos em que a Petrobras admitiu, por concurso, mais 2.611 profissionais e mantém o compromisso de investir em seu capital humano durante toda a carreira, mediante cursos de formação e educação continuada, a Companhia dá uma lição à parte de sustentabilidade. 

Inaugura um edifício ecossustentável para sediar a Universidade Petrobras no Rio de Janeiro.

O prédio da Universidade Petrobras foi concebido conforme padrões do Green Building Council

Localizado no bairro Cidade Nova, o edifício tem cerca de 52 mil m2 de área construída, nove andares e capacidade para comportar 4.000 pessoas. Inclui 98 salas de aula, nove laboratórios especiais (seis para atividades na área de Exploração e Produção, dois de Tecnologia da Informação e uma sala de visualização em 3D), 25 laboratórios de Informática, 35 cabines de educação à distância, 27 salas de orientação pedagógica, restaurante, biblioteca e central reprográfica. Mas se destaca por ter sido concebido conforme os mais rígidos padrões do US Green Building Council.
A luz natural substitui a artificial, em grande parte
“O edifício segue os mais modernos conceitos de sustentabilidade. Toda a madeira utilizada na construção é certificada, assim como as tintas escolhidas têm baixa emissão de gases corrosivos. Insumos reciclados foram aproveitados. A água destinada a irrigação de jardins, descargas e lavagem de vasos sanitários se origina da captação pluviométrica e do reúso de água do sistema de ar-condicionado. Esse reaproveitamento atende a 40% do consumo diário da universidade. Além disso, o consumo de água é reduzido, pois há torneiras temporizadas em todo o edifício” explica o gerente geral da Universidade Petrobras, Walter Brito.

A economia energética também foi prevista. “Como o sistema de ar-condicionado consome de 50 a 60% da energia do edifício, foram implementadas soluções para reduzir esse consumo. Vidros que garantem isolamento térmico e as fachadas do prédio direcionam o calor para o alto. Isso proporciona maior conforto térmico no interior e diminui a necessidade de resfriamento. A luz natural também substitui, em grande parte, a artificial. Vidros nas fachadas internas e externas e um átrio central coberto por uma clarabóia de 900 metros tornam isso possível”, detalha Walter.
Vidros que garantem o isolamento térmico direcionam o calor para o alto e proporcionam conforto no interior do prédio
O paisagismo do edifício, com áreas verdes proporcionais ao tamanho do empreendimento, e as cores claras adotadas nas fachadas contribuem para completar a sensação de bem-estar, que se estende ao entorno do prédio.
A ocupação do edifício ocorreu de forma gradativa e foi concluída em julho, após o deslocamento de todo o corpo administrativo da universidade que estava lotado no Edifício General Horta Barbosa, no bairro Maracanã, no Rio de Janeiro, para o novo endereço. Assim, mais um passo rumo à sustentabilidade foi dado pela Petrobras e por sua universidade corporativa.
“O novo campus ecossustentável é um marco na trajetória da capacitação de recursos humanos na Companhia. A Universidade Petrobras, que, há anos, dispõe de uma carteira de projetos educacionais voltada para o desenvolvimento sustentável, tem, agora, instalações que simbolizam o compromisso da Petrobras em consolidar o desenvolvimento de seu capital humano em bases cada vez mais sustentáveis”, ressalta Walter. Em tempos em que a ecoeficiência se torna cada vez mais necessária e a consciência ecológica deve estar presente na vida das pessoas, para que essa mentalidade se consolide, a Petrobras comprova: essa lição já está aprendida na Companhia.

Nenhum comentário: