Dacko produz viveiros e insumos para implantação de florestas


O aquecimento do mercado de plantação de florestas de eucalipto, levou a Metalúrgica Dacko, empresa gaúcha especializada na produção de equipamentos para viveiros e mudas florestais, projetar para 2011 um crescimento de 20% no volume de negócios em relação ao ano passado. É com esse espírito que a empresa vai participar pela primeira vez da Expoforest 2011, que acontecerá entre 13 e 15 de abril na cidade de Mogi Guaçu (SP).
Baseada na cidade de Erval Grande (RS), a Dacko atende basicamente o mercado brasileiro, de norte a sul, e exporta cerca de 10% de sua produção para países como Paraguai, Argentina e Uruguai. O encarregado florestal da empresa, Marlon Moreira, destaca a cultura do eucalipto na região norte-nordeste do país como um atrativo para os produtores. “Nos últimos meses vendemos muito para o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nessas regiões, as compras de dois clientes, por exemplo, equivalem a vinte. O mercado está em franco crescimento e nossas mudas clonais fazem sucesso na região norte. Outro ponto positivo é que todo mês tem pelo menos um carregamento para países do Mercosul”, avalia Moreira.
Primando pela qualidade no fornecimento de seus serviços, a Dacko destaca-se no segmento por oferecer produtos à pronta-entrega, com preço diferenciado e com opção de assistência técnica especializada. As empresas que adquirem os viveiros e insumos produzidos pela Dacko optam por fornecedores garantidos e que atendam dentro dos padrões de qualidade. “É por mantermos essa preocupação em fazer o melhor que atendemos grandes clientes, como Suzano e Valle, por exemplo, pois sempre estamos prontos para entregar os produtos, acompanhamos a instalação e tomamos todo o cuidado para que o produto seja sempre de primeira linha, absolutamente dentro de nossos padrões de qualidade”, explica Moreira.
A implantação de um viveiro é um negócio rentável e que emprega diversos profissionais; nos maiores não é raro ter mais de 50 pessoas trabalhando. O viveiro é responsável direto pela qualidade das mudas de florestas plantadas, culminando principalmente na produção de carvão para siderúrgicas e celulose para empresas madeireiras, por exemplo. “Um viveiro demanda manutenção e conhecimentos técnicos e práticos para que atinja seus objetivos. Hoje é um negócio viável, principalmente nos planejamentos que têm foco florestal, que normalmente são instalados em fazendas”, explica Moreira. O encarregado florestal da Dacko lembra que fazer uma pesquisa mercadológica regional também é muito eficaz antes de iniciar a implantação de um viveiro.
Expoforest 2011
A Dacko vai participar da Expoforest 2011 – Feira Florestal Brasileira pela primeira vez com dois objetivos principais: o primeiro, encontrar a maior parte de seus clientes, que estão sendo especialmente convidados pela empresa a participar da primeira feira dinâmica da América Latina. O segundo objetivo, segundo Moreira, fazer novos clientes e iniciar contatos com empresas, empresários e produtores que ainda não possuem viveiro e gostariam de conhecer melhor as técnicas para sua implementação.
A empresa vai levar toda sua linha de produtos para a feira, com destaque para as bandejas plásticas, tubetes, mudas e insumos florestais.

Serviço:
Expoforest 2011
Data:
de 13 a 15 de abril de 2011
Local: Horto Florestal Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil
Horário de visitação: das 9h às 17h

Nenhum comentário: