Mais do que uma estratégia de marketing, a sustentabilidade deve ser central na gestão dos negócios
Executivos de empresas enxergam mais oportunidades do que riscos nos problemas relacionados à sustentabilidade. A constatação é parte de um mapeamento publicado pela Ernst & Young.
O levantamento, feito com 272 executivos de 24 setores com faturamento acima de um US$ 1 bilhão, indicou seis tendências que estão pautando os negócios:
VANTAGEM:
Gerir uma empresa com sustentabilidade traz vantagens competitivas. Programas de eficiência energética e de redução de emissões são as questões a que o mercado está mais atento.
RISCOS E OPORTUNIDADES:
Sem dúvida, as questões climáticas estão na lista de preocupações para as empresas. Ao todo, 75% dos executivos revelaram ter metas de redução de emissões. Cerca de 80% acreditam que a gestão da água afetará os negócios nos próximos cinco anos.
ENVOLVIMENTO:
Há maior envolvimento dos diretores financeiros nos processos de avaliação, gestão e elaboração dos relatórios de sustentabilidade.
PRESSÃO:
Ao contrário do que se acredita, os acionistas e ONGs influenciam menos as decisões sustentáveis nas empresas do que os funcionários.
SOLUÇÕES:
Escassez de recursos naturais já está deixando de ser ameaça para se tornar realidade; 76% dos entrevistados temem que as empresas sejam afetadas pela falta de recursos naturais já nos próximos cinco anos.
MARKETING:
Empresas devem divulgar as ações e agir com transparência perante a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário