21 fabricantes tiveram produtos avaliados em seis categorias diferentes
Por Gisele Eberspächer
O Greenpeace divulgou um estudo classificando quais são os produtos eletrônicos mais verdes do mercado para 2011.
21 fabricantes submeteram seus produtos com maiores premiações em responsabilidade ambiental, sendo divididos em seis categorias: desktops, notebooks, netbooks, monitores LCD, televisões LCD e plasma e aparelhos celulares.
O produto que conseguiu a melhor pontuação foi o monitor de computador da Asus, com 7,5 (numa escala de 1 a 10). Os parâmetros de avaliação são a existência de substâncias tóxicas em qualquer momento da produção, o consumo de energia e a durabilidade de material.
O nome dado à pesquisa é “Towards Green Eletronics – Getting greener, but not there yet”, ou “Rumo aos eletronicos verdes – cada vez mais verdes, mas não lá ainda”. Ela mostra a opinião da Ong em relação aos fabricantes: apesar de já tentarem mudar as tecnologias, ainda vão encontrar um longo caminho pela frente.
O destaque na categoria de televisões é o modelo LC-52SE1, da Sharp (6,46 pontos). Para os notebooks, a primeira colocação também é da Asus, com o modelo UL30A (5,59 pontos). A Acer é a responsável pela primeira posição entre os netbooks, com o modelo TM8172 (5,08 pontos). Já o desktop mais “verde” é da HP, com o Compaq 6005 Pro Ultraslim (6,06 pontos).
Para os celulares, o modelo GT-S75550, da Samsung, fica em primeiro lugar (7,03 pontos), enquanto o Aspen, da Sony Ericsson, é o primeiro entre os smartphones (6,21 pontos).
Clique aqui para ver a pesquisa completa (em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário