Ações de sustentabilidade da CPFL Energia serão destaque no Planeta no Parque



Empresa apresentará ao público seus projetos de veículos elétricos, green building e outras iniciativas focadas na nova economia de baixo carbono.
A CPFL Energia participa da 4ª edição do Planeta no Parque, evento organizado pelo Planeta Sustentável, que acontece de 22 a 25 de janeiro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Durante o evento, a empresa mostrará aos visitantes algumas de suas iniciativas na área de sustentabilidade, tais como o projeto de veículos elétricos, green building (construções sustentáveis), geração a partir de fontes renováveis e outras frentes de atuação que mostram o compromisso com a nova economia (de baixo carbono).
Em seu estande, a CPFL Energia destacará o projeto de veículos elétricos, que vem sendo desenvolvido pela empresa desde 2008. Os visitantes terão a chance de ter contato com o modelo utilitário ARIS, fabricado pela Edra Automotores. Atualmente, o carro está em teste nos Correios de Campinas, interior de São Paulo.
O ARIS não emite CO2 e consome somente R$ 0,06 por quilômetro rodado, cerca de 1/4 do que gasta um carro a gasolina. Com autonomia de 100 km por recarga, atinge velocidade máxima de 80 km/h, suporta 350 kg de carga e pode ser recarregado em tomada comum, de 220 V, por um período de, aproximadamente, 5 horas.
Além do ARIS, a CPFL Energia participa de outras iniciativas no segmento de veículos elétricos: .TH!NK City: veículo de passeio fabricado pela norueguesa TH!NK, que a CPFL Energia trouxe, em parceria de exclusividade, para um período de testes no Brasil. A empresa importou três modelos deste carro.
.Palio Weekend: parceria com Fiat e Itaipu. A CPFL Energia tem em sua frota um Palio Weekend elétrico.
.Posto de recarga: para testar a viabilidade de recarga de baterias para veículos elétricos e plug in em locais públicos, a CPFL Energia implantou em sua sede, em Campinas, um protótipo de posto de recarga. Em 2011, a empresa pretende instalar uma nova unidade em um shopping center da cidade, que funcionará em sistema de autoatendimento, podendo o pagamento ser realizado por meio de cartões pré-pago e cartões de crédito. O usuário poderá acessar a Internet via celular para controlar a carga do veículo.
Outras ações fazem da CPFL Energia uma liderança na nova economia - Tendo a sustentabilidade como um dos pilares de seu planejamento estratégico, a CPFL Energia lançou, em 2010, o projeto de green building, que está em fase de desenvolvimento e deve ser concluído em 2012. O objetivo desta iniciativa é desenvolver produtos como uma vitrine tecnológica, um laboratório-edifício vivo, nome que se dá a edifícios de altíssimo desempenho ambiental, e uma agência da própria empresa, que será reformada para se tornar sustentável. A ideia é gerar modelos que possam ser reproduzidos em todo o Brasil. Além disso, o projeto prevê o estabelecimento de indicadores de sustentabilidade para ambientes já construídos.
Para diversificar a matriz energética brasileira e torná-la ainda mais limpa, a empresa investe fortemente em geração de energia a partir de fontes renováveis, como PCHs (pequenas centrais hidrelétricas), UHEs (usinas hidrelétricas), eólicas e térmicas a biomassa. Em 2010, foram inaugurados projetos como a UHE Foz do Chapecó, na divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com potência instalada total de 855 MW, o equivalente a 25% do consumo de energia do estado catarinense ou a 18% do consumo gaúcho, e a usina Baldin, no interior de São Paulo, que é movida a biomassa e adicionou 45 MW à potência instalada do grupo. Foz do Chapecó é considerada uma hidrelétrica de alta eficiência ambiental, pois gera cinco vezes mais energia por quilômetro quadrado inundado que a média nacional. Além disso, a CPFL Energia deu início à construção de oito parques eólicos no Rio Grande do Norte, que resultarão em uma capacidade instalada de 218 MW, e de mais quatro termelétricas a biomassa.
Ainda no ano passado, a empresa, que novamente integra o ranking das empresas mais sustentáveis da Bovespa (ISE), lançou o programa Gestão Social CPFL para apoiar os profissionais que trabalham em entidades do Terceiro Setor nas cidades onde a companhia está presente. O objetivo da iniciativa, que teve seu conteúdo planejado sob a orientação do Modelo de Excelência em Gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), é aprimorar os processos administrativos das entidades, para que as mesmas possam executar seus projetos com mais eficiência. Já foram atendidas 13 instituições das regiões de Itapetininga e Avaré.
Planeta no Parque - No Ano Internacional das Florestas, o Planeta no Parque terá a campanha “A floresta invade a cidade”, que buscará conscientizar as pessoas por meio de três caminhadas diárias de 1 hora pela fauna e pela flora do Parque do Ibirapuera. A programação terá também o show “Música de Brinquedo”, do Pato Fu, no dia 22, e oficinas, brincadeiras e outras atividades para divertir crianças, jovens e adultos. [www.twitter.com/cpflenergia ]. 

Nenhum comentário: