Vídeo com as melhores fotos do Hubble comemora os 22 anos do telescópio



A nebulosa de Órion, pelas lentes do Hubble

O telescópio Hubble foi lançado ao espaço no dia 24 de abril de 1990, há 22 anos. 

Para comemorar o aniversário do aparelho, a Agência Espacial Americana (NASA) e a Agência Espacial Europeia (ESA), que encabeçaram o projeto, produziram um vídeo relacionando as fotos mais icônicas feitas pelo telescópio.



O vídeo mostra as fotos preferidas dos cientistas, uma para cada ano de atividade. Entre as imagens, estão fotos  de Saturno, feitas em 1990, pouco depois do lançamento. A imagem aparece um pouco fora de foco, por causa de um problema com um dos espelhos das lentes (problema que obrigou a Nasa a organizar uma missão de reparo às pressas, para trocar a peça defeituosa) .

Ao longo mais de duas décadas, o Hubble ajudou os cientistas a realizar importantes descobertas, como a existência da matéria escura (responsável por acelerar a velocidade de expansão do Universo) e a análise da atmosfera de alguns planetas distantes do Sistema Solar. Mas ele já tem data para se aposentar – espera-se que, até 2014, o aparelho seja desativado.

Os cientistas aproveitaram para explicar que muitas das imagens do Hubble só são divulgadas para o público cerca de um ano depois de feitas. Isso dá tempo à equipe para analisar o material e processar as fotos. Assim, resta a curiosidade – qual será a melhor foto tirada pelo Hubble em 2012?

(Rafael Ciscati)

Nenhum comentário: