Mercado de construções sustentáveis recebe mais de um pedido por dia útil

O Brasil já contabiliza 503 registros e 46 certificados acumulados desde 2007


Clipping/GBC Brasil


Divulgação/GCB Brasil

Após recorde nos pedidos de certificações LEED no mês de fevereiro - 36 novos projetos -, o GBC Brasil comemora o registro de mais de um empreendimento por dia útil desde novembro de 2011. 

Em março, três certificados foram concedidos: o Escritório Interface Flor Brasil (São Paulo), a CNH do Grupo Fiat (Sorocaba) e o Edifício Porto Brasílis (Rio de Janeiro); outros 26 projetos entraram com pedido de certificação.

Com esses números, o Brasil contabiliza 503 registros e 46 certificados acumulados desde 2007. 

"O mercado brasileiro de construção civil tem reconhecido os benefícios econômicos, sociais e ambientais da construção sustentável. 

Também percebemos o aumento no número de profissionais qualificados LEED AP´s e LEED GA´s, que dão suporte a este mercado e hoje já chegam a 166 no Brasil. O avanço do setor torna real nossa meta de fechar o ano com 650 empreendimentos registrados no sistema LEED de certificação. 

Hoje toda a cadeia está envolvida na redução dos impactos, não faltam profissionais, materiais e nem benefícios. Basta vontade de mudar para que esses números cresçam ainda mais", declara Marcos Casado, gerente técnico do GBC Brasil, organização mundial representante oficial do LEED no território brasileiro.

Visando dar suporte a esse grande crescimento, a organização desenvolveu um grande Programa Educacional que vem qualificando profissionais para atuar nesse novo mercado. 

Um dos destaques é o Curso de MBA em Construções Sustentáveis, que hoje já conta com mais de 800 alunos em várias capitais brasileiras como: Fortaleza, Recife, Curitiba, Maceió, São Paulo, Aracaju, Brasília, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro; além de turmas programadas para Porto Alegre, Brasília, Campo Grande, Recife, Goiânia, Florianópolis, Piracicaba, Porto Velho, Salvador, Ribeirão Preto, João Pessoa, Fortaleza, Vitória, Manaus, SJCampos, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Londrina, Natal e Cuiabá ainda no primeiro semestre 2012.

No ranking de empreendimentos em busca da certificação, o país está em 4º lugar antecedido pelos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China. No segundo semestre a 4ª versão do selo será lançada e apresentada durante a GreenBuilding Brasil Conferência Internacional & Expo.

Nenhum comentário: