Grupo Accor anuncia programa de sustentabilidade



Accor's new sustainable development program, PLANET 21


Fortalecer a imagem e valorizar a marca. Estes são alguns dos objetivos do Planet 21, lançado nesta terça-feira no Rio de Janeiro pelo Grupo Accor. 


Essa iniciativa, que se baseia em sete pilares (saúde, natureza, carbono, inovação, local, emprego e diálogo) e 21 compromissos, estará sendo implementado em todos os hotéis da rede no Brasil até 2016, alcançando cerca de 40% dos hotéis da rede no país, conforme o presidente do Grupo Accor, Denis Hennequin, para quem 33 hotéis da todas as marcas da rede (quatro Ibis, 18 Novotel, quatro Sofitel, quatro Mercure e três Pullman) já implantaram o novo programa de sustentabilidade. 



- O Planet 21 é o resultado de um trabalho de campo. Estabelece um novo curso para o Grupo, dando à Accor a missão de reinventar seus hotéis sustentavelmente. Ao mesmo tempo, o Planet 21 coloca o desenvolvimento sustentável no centro da inovação e da concepção do hotel do amanhã - disse, acrescentando que a Accor pretende combinar o desenvolvimento com crescimento que respeita o meio ambiente e as comunidades locais, através da participação de todos seus hotéis e hóspedes em um novo programa de desenvolvimento sustentável.

Hennequin explicou que o Planet 21 foi originário da Agenda 21, programa de objetivos assinado no Rio em 1992, remete aos desafios urgentes que devem ser abordados durante este século, ou seja, a necessidade de mudar métodos de produção e consumo para preservar a humanidade e o ecossistema. 


- O programa é composto de 21 compromissos, integrado a sete pilares, cada um com três objetivos quantificáveis adotados pela Accor para 2015, como, por exemplo, treinamento de funcionários sobre prevenção de doenças em 95% dos hotéis da rede, promoção de pratos equilibrados em 80% dos estabelecimentos, uso de produtos com rótulo ecológico em 85% dos hotéis e redução do uso da água e energia em hotéis próprios e alugados de 15% e 10%, respectivamente. Atualmente, a rede possui 152 hotéis no país.

No Rio tem nove unidades e mais sete em construção. 

No país, 185 novas unidades estão sendo construídas. 

Para a Sophie Flak, vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Accor, frisou que, no momento em que o grupo passa por uma forte expansão, como forma de se tornar referência no setor de hotelaria, a escolha por um crescimento responsável é capaz de agregar valor a marca. E para garantir a credibilidade do programa, só os hotéis da rede que estão em conformidade com determinado nível de desempenho em termos de desenvolvimento sustentável poderão usar as mensagens do Planet 21. Esses hotéis, diz, serão avaliados através de uma lista de 65 pontos de controle ou de reconhecidas certificações externas. 

- Atualmente, 70% das nossas principais contas corporativas incluem o desenvolvimento sustentável em sua política de escolha de fornecedores e um em cada dois clientes diz levar em consideração o dito critério na hora de escolher um hotel. Usamos esses resultados para a implementação do Planet 21, programa social e ambiental com metas específicas que une os nossos funcionários e oferece aos nossos clientes a oportunidade de participação.


Nenhum comentário: