Solenidade Confirma Realização da Reunião Anual da UNEP - SBCI, em Junho, em São Paulo


Legenda da foto: da esquerda para direita: presidente do CBCS, Marcelo Takaoka; presidente do CDHU, Antonio Carlos do Amaral Filho; secretário da Habitação, Silvio Torres; vice-presidente de sustentabilidade do Secovi, Ciro Scopel; coordenadora do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), do Ministério das Cidades, Maria Salette Weber.

Durante a última quinta-feira, dia 29 de março, na Feicon Batimat, o CBCS, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), junto com representantes do governo -Ministério das Cidades, Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo/Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), protocolaram o documento para realização, em São Paulo, da reunião anual do SBCI (Sustainable Buildings and Climate Initiative ou Iniciativa para as Construções Sustentáveis e Clima), programa ligado a Unep (Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a ser realizado em junho, na cidade de São Paulo.

Na abertura da solenidade o presidente do CBCS, Marcelo Takaoka, que também exerce a função de presidente do conselho do SBCI, explicou o motivo da movimentação de várias entidades em co-organizarem a reunião anual do SBCI: 

“Além de ser um grande evento para promover o debate sobre sustentabilidade na construção, servirá às entidades do setor como reunião preparatória para a Rio+20”. A Rio +20 é a conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho de 2012.

Para a coordenadora do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), do Ministério das Cidades, Maria Salette Weber, “o simpósio da SBCI é de total importância para o Brasil, como um evento internacional que vai promover a construção sustentável para a habitação de interesse social e articulação dos setores do governo estadual, secretaria municipal e o setor imobiliário".

Segundo Leda Aschermann, secretária adjunta da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, “o documento que assinamos hoje é muito representativo e indica uma decisão de consciência, que estamos no caminho certo, o da sustentabilidade”.

Silvio Torres, secretário da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, afirmou “que o resultado da assinatura do protocolo vai colocar o Brasil como uma vitrine para o meio ambiente e mostra que estamos dando o primeiro passo para aparecer na Rio+20”.

Para o vice-presidente de sustentabilidade do Secovi-SP, Ciro Scopel, “a reunião será uma grande oportunidade para o setor da habitação e trará valiosas contribuições para avançarmos nas questões das cidades sustentáveis”.

A reunião anual da Unep-SBCI é constituída por uma assembleia restrita e por um simpósio - aberto ao público - que ocorre em São Paulo, no dia 13 de junho de 2012, no Sesc-Pinheiros, e terá como tema a 
" A Eficiência e a Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis"
Na ocasião, palestrantes nacionais e internacionais vão abordar temas relacionados ao setor de construção e o impacto dessa atividade no consumo da energia, no uso de recursos naturais, e a visão geral sobre objetivos do desenvolvimento sustentável para o setor.

Crédito da foto: Carlão Jorge/Secovi

Nenhum comentário: