TI Sustentável é tema de guia lançado pela Itautec

Manual pretende contribuir para o uso responsável da tecnologia da informação. 
Por Redação da Computerworld
 
 
TI e sustentabilidade são áreas que podem e devem caminhar juntas. Pensando nisso, a Itautec decidiu criar o Guia para o Gestor de TI Sustentável.
 
Desenvolvido em parceria com a Gestão Origami, empresa de consultoria especializada no tema, e com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, o documento pretende contribuir para o uso responsável da tecnologia da informação, com o respeito ao meio ambiente e à defesa dos interesses das futuras gerações.

O manual traz explicações sobre o que é sustentabilidade; os problemas que produtos do mercado-cinza, no qual equipamentos eletrônicos são produzidos e vendidos sem observar os requisitos legais aplicáveis, podem fazer no meio ambiente; dicas de como realizar o processo adequado de descarte dos aparelhos eletrônicos e o que fazer com eles quando já não têm uso. Além disso, recomendações sobre o uso eficiente da energia para os profissionais de TI e seus desdobramentos para as organizações.

“Para as empresas, é importante encontrar uma maneira de fazer negócios que garantam lucro, ao mesmo tempo em que geram efeitos positivos para a sociedade, com o menor impacto possível sobre o meio ambiente”, João Carlos Redondo, gerente de sustentabilidade da Itautec.

Segundo o executivo, o material, que tem download gratuito no site da Itautec, foi pensado e elaborado com foco nos profissionais de TI. “Porém, sabemos que os usuários finais devem ser permanentemente conscientizados e mobilizados a fazer uso eficiente de seus equipamentos”, afirma. Há anos a Itautec investe em sustentabilidade e realiza ações para conscientizar usuários da importância de saber usar os produtos eletrônicos.
 

Nenhum comentário: