Projeto itinerante da SOS Mata Atlântica visita 35 cidades

Nesta edição, o projeto completou o objetivo de levar educação ambiental a todos os Estados que fazem parte do Bioma Mata Atlântica

Da Redação
A Mata Atlântica é aqui” - exposição itinerante do cidadão atuante”, promovida pela Fundação Mata Atlântica, já percorreu 35 cidades neste ano. No mês de março, o caminhão finalizou seu segundo ciclo anual nestas localidades. O itinerário considerou as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Foram quase 11 mil quilômetros percorridos pelos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, além do Distrito Federal, que não está nos limites do Bioma, mas define as leis que o afetam.

O projeto foi lançado em maio de 2009. Trata-se de caminhão totalmente adaptado pela ONG que tem por objetivo levar informações sobre a Mata Atlântica a todas as regiões onde ela ocorre. Desde então, o caminhão, com
 uma equipe de biólogos e educadores ambientais, visitou diversas cidades para apresentar, através de atividades gratuitas, como e por que a população deve conservar o Bioma. A iniciativa conta com o patrocínio da Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
 Neste ano, com permanência de uma a duas semanas em cada cidade, a equipe promoveu diversas atividades socioambientais como palestras, oficinas e jogos educativos. Além disto, realizou 41 análises de coletas de água de rios locais, que indicaram a necessidade de ações da população em prol dos recursos hídricos.

Para a coordenadora do projeto, Camila Plaça, esta etapa foi fundamental para o futuro da Mata Atlântica no País. “Pudemos divulgar a importância do Bioma para mais de 120 mil pessoas que vivem não só nas grandes
 capitais, mas também em cidades menores. Mostramos também como o cidadão pode contribuir com a Mata Atlântica e quais são nossos deveres para manter o planeta saudável para as próximas gerações”.
Somando os dois ciclos, 80 cidades, do Rio Grande do Sul ao Ceará, já receberam o projeto, com um público aproximado de 290 mil pessoas.
 

Nenhum comentário: