Como vender a sustentabilidade?

Ainda vamos ter muito o que aprender sobre sustentabilidade, mas o primeiro passo já foi dado: a conscientização. Todos conscientizados, todos muito preocupados, mas e ai? 
Por Renersson Ricardo Agostini
 
 


Como conseguir "vender" a idéia da sustentabilidade?

Ainda não há muitas empresas destinadas a prestar consultorias no ramo, quando se procura por sustentabilidade o que mais se encontra são engenharias ambientais habilitadas e preparadas para estudos de viabilidade, onde a sustentabilidade faz parte da avaliação.

Visto o estado da arte, qual seria o cenário ideal?

O cenário ideal seriam empresas dispostas a abraçar a idéia da sustentabilidade, acreditando que isso lhe traria bons frutos a curto, médio e longo prazo e, muitos artigos, livros, discussões e consultorias dispostas a auxiliar essas empresas a chegarem ao seu nível ideal de sustentabilidade.
Algumas vezes a oferta vem antes da procura, em outras é necessário haver a procura para se criar a oferta, nesse caso nenhum dos dois lados ainda tomou frente.
Acredito que o principal culpado nisso tudo, são os fervorosos pelo tema ainda não arregaçarem as mangas para "vender" o tema às empresas e outros órgãos. Comprovando por "A mais B" que a evolução sustentável é o único caminho a ser seguido, o único caminho que nos deixa confortáveis quando pensamos no amanhã.
Algumas dicas para que se inicie o processo de "vender" a sustentabilidade:

- Economizar papel reduz os custos;

- Incentivar o plantio de árvores ativa a integração na empresa;

- Fornecedores ecologicamente corretos, normalmente também são corretos com o restante do processo;

- Embalagem ecologicamente correta tem um designe superior às demais, favorece o destaque da sua marca;

- Reciclagem lhe garante faturamento de algo que antes não existia;

- Evitar o desperdício deve garantir redução das despesas e custos;

- A sustentabilidade garante/garantira selos obrigatórios para venda em alguns países;

- O fato de garantir o equilíbrio do meio ambiente também garante que a empresa terá possíveis clientes ao longo dos anos, caso contrário, se o mundo acabar em terremotos e maremotos de nada adiantou o planejamento de 20 anos.

Devemos nos acostumar com a idéia da sustentabilidade assim como nos acostumamos com o capacete. No começo, antes de ser obrigatório, apenas os mais sensatos o usavam. Hoje, por imposição da lei, é totalmente inconcebível ver algum motociclista pilotar por aí sem o equipamento.

É melhor antecipar, ficar um passo a frente e garantir sua integração com o meio ambiente. A sustentabilidade veio para ficar, a idéia ainda não é totalmente assimilada por todos, de qualquer forma, é hora de potencializar seu negócio sustentável.
 

Nenhum comentário: