Novas tecnologias serão atrativos na Expoforest

Sistema de detecção de incêndios e soluções para tratamento de mudas no campo com energia solar são destaques na feira
 Da Redação


07/04/2011 - Mais empresas anunciaram lançamentos para a Expoforest 2011. 
A Engema Florestal, empresa que atua na área de viabilização ambiental de obras, empreendimentos e indústrias, fará na Expoforest o lançamento nacional do Forest Fire Finder (fff), sistema de detecção automática e remota de incêndios florestais. O equipamento, considerado revolucionário, detecta focos de incêndios em áreas florestais, nativas ou exóticas, em até cinco minutos, lançando as informações de localização geográfica, imagens do evento, dados atmosféricos, entre outras, diretamente no celular, laptop ou rádio.
O FFF é produzido pela empresa NGNS Ingenious Solutions, sediada em Lisboa - Portugal. O sistema totalmente automatizado funciona em qualquer tipo de relevo, 24 horas por dia, e tem alcance de até 15 km de raio e área de abrangência de 700 quilômetros quadrados.
“Desde o seu lançamento o sistema tem sido testado todos os anos com sucesso em diversas partes da Europa”, afirma Silas Werner – diretor de novos negócios, da Engema. O sistema é a grande aposta da Engema Florestal para 2011. “Em 2010 tivemos um crescimento de 30%, alavancado pelo desenvolvimento de novos negócios no setor industrial, construção civil e agroflorestal. Com a importação do sistema FFF, esperamos manter essa mesma taxa em 2011”, ressalta Werner.

A Apoiotec vai lançar uma estação para tratamento de mudas no campo, com uso de energia solar e sistemas de controles eletrônicos de aplicação associados a GPS, que permite o tratamento dos dados de campo com a elaboração de mapas do trabalho realizado.
A empresa é fornecedora de serviços e soluções em tecnologia de aplicação de agroquímicos, máquinas mecanizadas, manuais, para viveiros, capacitação profissional, consultoria em gestão de processos e qualidade. “95% de nossos negócios estão no mercado interno em culturas perenes, como cana-de-açúcar, florestas, citros e café”, explica Rudolf Woch, diretor técnico da Apoiotec.
Além da linha completa de tratores da marca, com as linhas TT, TL Exitus, Série 30, TS6000, TM7000 e T7000, um dos principais destaques da New Holland para a Expoforest é o lançamento de um novo conceito de equipamento: a máquina de colher forragem capaz de operar na colheita de madeira: a forrageira série FR9000 que, com uma plataforma especial, colhe madeira que será utilizada como biomassa para geração de energia.
A forrageira FR9000 ganhou o prêmio de Máquina do Ano 2008, na Agritechnica, na Alemanha. Também foi premiada na FIMA, na Espanha, como Novidade Técnica Destacada com o Sistema Turbo CompoundTM e Novidade Técnica com o Sistema VariflowTM.

O desenvolvimento do projeto começou na Europa, com análises e estudos da forrageira FR9000 e, posteriormente, na Flórida. Agora, a máquina virá pela primeira vez para o Brasil. “Após a feira trabalharemos em diversos testes para comprovar seu desempenho nas florestas brasileiras. É, sem dúvida, um projeto ousado e que tem tudo para dar certo, visto que o Brasil está investimento muito em projetos de geração de energia limpa”, aposta Marcos Arbex, gerente de vendas especiais da New Holland.

Nenhum comentário: