Ao todo, serão 13 veículos, sendo 10 carros e três miniônibus.
Iniciativa faz parte de projeto para melhorar a mobilidade urbana.
Do G1 PR
Carro elétrico ja´será utilizado nas ações de segurança e prestação de serviço durante a Copa do Mundo (Foto: Bibiana Dionísio/ G1)
Começaram a rodar, na quinta-feira (5), os primeiros 13 veículos elétricos da frota oficial de Curitiba.
Os carros, cedidos em comodato pela Renault e pela Itaipu Binacional, fazem parte do projeto Eco-Elétrico, que visa sugerir alternativas para melhorar a mobilidade no trânsito e reduzir a poluição.
Com os carros, a capital paranaense passa a ter a maior frota pública de veículos movidos a eletricidade no país.
Os veículos vão integrar as frotas da Secretaria de Trânsito (Setran), Guarda Municipal e Instituto Curitiba de Turismo, e ficarão com a prefeitura por, pelo menos, dois anos. De acordo com o prefeito Gustavo Fruet (PDT) sem custo ao cofre público.
Ao todo, serão 10 carros e outros três miniônibus, movidos a energia elétrica. Entre os carros, estão cinco Renault Zoe (carro de passeio), três unidades do Kangoo Z.E. (utilitário), três Twizy (mini carro urbano), que chegou a ser testado pelo prefeito.
A intenção de acordo com Fruet é que o conceito se incorpore a diretriz adotada pela gestão por meio do edital do metro, fortalecimento do ônibus, linhas exclusivas para o transporte público e novos modais.
"Inovação tecnológica e sustentabilidade, agregando uma série de tecnologias com parceiros como a Itaipu, a Renault e a Nissan, dentro deste conceito de cidade cada vez mais sustentável”, pontou o prefeito que lembrou que o lançamento da frota elétrica coincidiu com a Dia Mundial do Meio Ambiente.
A prefeitura da capital paranense não tem o real número de carros elétricos que circulam pela cidade, porém, a estimativa é de que seja um percentual baixo.
“O desafio do carro elétrico está no custo, que não é acessível ao consumidor.
Há uma alta carga tributária. Há uma tendência de aumento desta frota em médio prazo. Mas neste momento queremos mostrar que esta rede é possível de ser feita. Podemos aplicar isso na frota pública e no transporte público também", disse Fruet.
Cidade terá eletropontos para recargas dos carros
elétricos em pontos públicos
(Foto: Bibiana Dionísio/ G1)
elétricos em pontos públicos
(Foto: Bibiana Dionísio/ G1)
Além dos veículos, a cidade também vai ganhar 10 pontos de reabastecimento, que também podem ser utilizados pela população no futuro.
Os postos ficam na Praça Rui Barbosa, Parque Tanguá, Parque Barigui, Secretaria de Administração, Prefeitura Palácio 29 de Março, Setran- Prado Velho, Jardim Botânico.
A adminsitração pública ainda irá a estudar a melhor forma para regulamentar o uso dos eletropostos pelos cidadãos que possuem carros elétricos.
Todo o sistema será monitorado online, com informações sobre a emissão do CO2, a energia consumida, o número de viagens e a distância percorrida.
O projeto Curitiba Eco-Elétrico foi elaborado para ocorrer em quatro fases, entre os anos de 2014 e 2020.
A iniciativa integra um compromisso assumido pela atual gestão, durante uma conferência na África do Sul.
Nas próximas fases do projeto estão previstas a instalação de mais totens de abastecimento, dessa vez, multifuncionais.
Além de recarregar as baterias dos carros, eles vão disponibilizar serviços como o cartão-transporte, parquímetro, câmeras de monitoramento, bicicletas compartilhadas e rede wi-fi institucional.
Escolha do lançamento
Um dos motivos para o lançamento do projeto, nesta quinta-feira, foi a proximidade com a Copa do Mundo.
Segundo a prefeitura, o evento será usado também para divulgar o projeto a quem visitar a cidade nesses dias.
Na página do projeto, é possível ainda conferir os índices de poluição que os veículos elétricos deixaram de emitir, bem como a quilometragem rodada e o número de viagens às quais os carros foram submetidos.
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