O valor do ISE - Principais estudos e as perspectivas dos investidores

Fernanda Macedo, Helton Barbosa, Isabela Callegari, Mario Monzoni e Roberta Simonetti (coord.)








Desde seu lançamento, no final de 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA se confirma como importante fator de indução das empresas em busca de um modelo de negócios que contribua com o desenvolvimento sustentável.

Este estudo analisa os motivos que levam as empresas a participar de iniciativas voluntárias em sustentabilidade, quais são os ganhos tangíveis e intangíveis que estas organizações obtém com a sua participação no ISE. 

A análise desenvolvida está estruturada em três grandes frentes.
Na primeira, fizemos um levantamento e reunimos as principais informações sobre as tendências do ISR nos dois maiores nichos deste mercado (Estados Unidos e Europa), além dos resultados de uma pesquisa do MIT realizada com executivos sobre o valor da sustentabilidade no mercado atual. 
Em seguida, fizemos um levantamento, não exaustivo, de estudos acadêmicos que procuram identificar os ganhos intangíveis e tangíveis adquiridos pelas empresas por meio da participação no ISE ou em iniciativas correlatas. 
Por fim, apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com importantes fundos de pensão brasileiros, que teve como objetivo investigar o grau de conhecimento sobre o ISE e como este poderia ser utilizado em seu processo de análise e tomada de decisão.

Acesso à publicação


Fonte: www.gvces.com.br

Nenhum comentário: