Após Expo 2020, estrutura deve se transformar em equipamento público

Evento na terça (05/03) formalizou candidatura da capital à exposição mundial.

Projeto prevê escolas e postos de saúde no local da exposição.

Projeto exibe vista aérea do centro de exposições que deverá ser  construído em Pirituba (Foto: Divulgação/Prefeitura de SP)Projeto exibe vista aérea do centro de exposições que deverá ser construído em Pirituba (Foto: Divulgação/Prefeitura de SP)


A cidade de São Paulo apresentou nesta terça-feira (5) o projeto para sediar a exposição universal de 2020, conhecida Expo 2020. 

Depois do evento, o centro de exposições vai continuar funcionando. Os pavilhões vão ser transformados em escolas, postos de saúde, teatros. Os alojamentos, em habitações. As informações são do Jornal Nacional.

O evento que São Paulo quer sediar nasceu há mais de um século e meio e reúne países do mundo todo a cada cinco anos. Algumas edições marcaram a história da humanidade.

A primeira exposição universal foi em 1851, em Londres, no Palácio de Cristal, construído para a ocasião. A Torre Eiffel foi projetada para a edição de 1889.
Durante os anos, em diversos países, a exposição apresentou ao mundo novidades como a iluminação pública, o telefone e o elevador. 

Os eventos sempre atraíram milhões de visitantes. Em Xangai, na China, em 2010, foram 70 milhões. E significam melhorias urbanas nas cidades-sede.

O projeto de São Paulo prevê investimentos das três esferas de governo para receber a exposição de 2020, que vai durar seis meses.

“A Expo Universal é o maior evento, a maior feira, e a mais importante do mundo. Então, ele tem uma equivalência com a Copa do Mundo, com as Olímpiadas. Seria um coroamento desse processo em que o Brasil se projetou internacionalmente sediando grandes eventos”, disse o prefeito Fernando Haddad.

O sucesso da candidatura de São Paulo passará por Pirituba, área na qual a Prefeitura quer criar um parque e construir o maior centro de exposições da América Latina. Será uma estrutura que deverá revitalizar toda essa região da cidade. A ideia é que a exposição secular ajude a criar um novo polo de desenvolvimento na cidade.

São Paulo concorre com outras quatro cidades: Ayutthaya, na Tailândia; Dubai, nos Emirados Árabes; Ecaterimburgo, na Rússia; e Izmir, na Turquia. A vencedora será escolhida em Paris, no mês de novembro.

Afago
No evento, Haddad afagou o Gilberto Kassab (PSD) dizendo que o mérito pela candidatura da cidade para a Expo 2020 é do ex-prefeito. A declaração foi feita após uma sequência de críticas do petista à gestão anterior. Haddad, que havia adotado postura conciliadora nas primeiras semanas de governo, passou a culpar o agora líder do PSD por problemas em semáforos, corte de mato em praças e atraso em construção de escolas, entre outros. Por meio de sua assessoria, Kassab reagiu às críticas negando ter deixado problemas desconhecidos para a gestão petista.

No evento desta terça, ao lado de Guilherme Afif Domingos, que integra o partido de Kassab, o atual prefeito fez elogios ao antecessor e negou ter sido motivado pelo medo de perder o apoio do PSD na Câmara.

"Eu acho importante a ousadia de São Paulo em apresentar sua candidatura. E essa ousadia se deve ao ex-prefeito Gilberto Kassab. Ele fez muito bem em apresentar a candidatura de São Paulo", disse o petista. "Nossa tarefa agora é dar continuidade a ela", completou.

Etapas
Antes mesmo de o prefeito ter feito o elogio, a assessoria da gestão de Kassab já havia informado que a candidatura ao evento tinha sido lançada oficialmente no ano passado. Uma das etapas prévias, segundo a assessoria de Kassab, incluiu a visita de ambos a Paris para defender a candidatura.

Questionado depois do evento se os elogios, ocorrido dias após criticar o ex-prefeito, se deviam ao temor em perder o apoio do partido de Kassab, o PSD, na Câmara Municipal, Haddad respondeu que sempre apoiou a candidatura de São Paulo.

"Eu sempre falei que Pirituba tinha um projeto para apostar importante. Sempre fui coerente com essa visão. Inclusive, após a eleição, fui a Paris [com Kassab, para apresentar o projeto da Expo 2020]", disse.

Além de Kassab, o atual prefeito de São Paulo elogiou a presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito carioca, Eduardo Paes, pelo apoio dado à capital paulista para receber o evento.

Expo 2020
Durante a apresentação, Haddad afirmou que São Paulo é a cidade mais bem preparada para receber a Expo 2020. Ele ressaltou a economia da capital, seu dinamismo e o potencial crescente para os negócios.

Na segunda (4), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB,) e o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), definiram parceria para garantir que a cidade vença em Paris a disputa para receber a exposição em Pirituba.

“O governo do estado dará todo apoio para que a apresentação no mês de junho, em Paris, seja a melhor apresentação possível. São seis meses, praticamente, meio ano de expo mundial. O que será de grande relevância também para São Paulo e para o Brasil”, afirmou o governador após o encontro.

“São Paulo entra na disputa com seu gigantismo e sua diversidade cultural”, disse a vice-prefeita, Nádia Campeão, ao Bom Dia São Paulo.

Nenhum comentário: