Finlândia - O projeto da cidade inteligente indica o caminho para a vida urbana sustentável

Dois terços do consumo de energia mundial estão ligados à vida urbana em todo o planeta. Com um pouco mais da metade da população mundial vivendo em cidades grandes e um aumento esperado de cerca de 70% até 2050, é necessária uma mudança dramática na forma como administramos nossos ambientes urbanos, se quisermos reduzir o consumo de energia e as emissões, além de controlar o aquecimento global.


Isso é particularmente importante pelo fato de 90% das áreas urbanas do mundo estarem situadas em áreas costeiras, onde climatólogos esperam os impactos mais devastadores decorrentes de mudanças climáticas, desde elevações no nível do mar até tempestades como o furacão Sandy que ocorreu no último mês de outubro, em Nova York.


Direitos Autorais de Helin & Co Arkkitehdit
Então, o que pode ser feito? 

Possuímos a tecnologia para tornar nossas cidades "mais inteligentes", o que significa que podemos monitorar, otimizar e controlar os principais sistemas urbanos, como construções, energia e transporte.

Para este fim, um projeto pioneiro está em andamento no distrito de Kalasatama no coração de Helsinki, Finlândia, onde a ABB, a Helsingin Energia e a Fingrid (uma operadora de rede) e o departamento de planejamento da cidade, estão em parceria para desenvolver uma nova área na cidade. O objetivo é oferecer uma rede inteligente com base em padrões do setor para sustentar um sistema de energia estável, seguro, eficiente e ecologicamente sustentável. 

Ela acomodará os sistemas de gestão da resposta de demanda do cliente para garantir que a energia excedente gerada a partir de fontes de energia renováveis no próprio distrito, como, por exemplo, de paineis solares e turbinas eólicas, possam ser introduzidas na rede de energia e permitir que os clientes interajam com a operadora de rede e com o mercado de energia para reduzir os picos de carga e aumentar a eficiência.

Direitos autorais de Jarmo Roiko-Jokela
Este projeto pioneiro teve início em 2010 e, juntamente com a edificação do distrito, as mais recentes soluções de rede inteligente estão sendo testadas e desenvolvidas, como é o caso da rede em anel fechada de média tensão, a primeira do seu tipo no mundo. 

Esta tecnologia foi desenvolvida para garantir uma distribuição de energia confiável e um uso de energia eficiente. 


Na rede em anel, a energia é fornecida continuamente a partir de duas direções com proteção separada para cada seção, o que significa que se uma falha se desenvolver, a seção defeituosa é instantaneamente isolada e a energia pode ser fornecida sem interrupção para as seções saudáveis. 

Isto, juntamente a subestações secundárias controladas remotamente, reduz a duração das quedas de energia que, embora sejam raras, podem ser isoladas rapidamente a partir de uma sala de controle centralizada.

Além disso, o sistema de armazenamento de energia de mais de 1 megawatt (MW) será conectado à subestação que está atualmente sendo construída em Kalasatama. Este sistema controla ativamente a frequência e a potência reativa e fornece energia instantaneamente no caso de alguma falha de alta tensão até que os geradores de emergência estejam instalados e em funcionamento.


Este projeto oferecerá áreas de habitação para 18.000 pessoas e cerca de 10.000 locais de trabalho até o início dos anos 2030 e a meta é desenvolver o novo distrito de Kalasatama até que este se torne uma referência mundial para cidades inteligentes, fornecendo evidências de que o sistema de energia neutro em carbono com base em energia eólica e solar renovável local pode sustentar a vida urbana em constante expansão.

Fonte: www.abb.com.br

Nenhum comentário: