Vídeo mostra as obras de prédio que vai substituir o World Trade Center

Site norte-americano divulgou a evolução da estrutura, que começou a ser construída em 2004 em Nova York
Aline Rocha


O site EarthCam divulgou um vídeo da construção da Torre da Liberdade no local onde existia uma das torres gêmeas destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York, nos Estados Unidos.

As imagens somam cerca de dois minutos e mostram o progresso das obras, que começaram em 2004. O site divulgou o vídeo depois de a torre ganhar o título de prédio mais alto de Nova York, ficando ligeiramente superior ao deck de observação do Empire State, que tem 380 m de altura. 

O novo marco foi possível depois da instalação de uma viga de aço no topo do edifício, que ainda não está completo. Para alcançar esta altura, foram instalados 190 mil m³ de concreto e 37 mil t de aço.

Este marco é preliminar, já que ainda estão sendo adicionados novos pavimentos. A torre terá 104 andares e, quando pronta, em 2013, deve ser declarada a mais alta dos Estados Unidos e a terceira do mundo, com 417 m de altura. Sobre o edifício, ainda será instalada uma antena de 124 m.

A Torre da Liberdade, chamada oficialmente de One World Trade Center, foi projetada pelo escritório Skidmore, Owings & Merrill (SOM) e faz parte de um grande complexo para reconstrução da área que contará com sete equipamentos: quatro edifícios comerciais, um memorial, um museu e uma estação de trem e metrô.

A base do edifício, de 60 m X 60 m, é construída toda em concreto e revestida com painéis de vidro. O objetivo dessa parede de 56 m de altura é proteger o edifício contra ataques de carros-bomba. 

Os painéis de vidro que ficarão colados na estrutura serão blindados, para absorver ainda mais o impacto em caso de um atentado. Em sequência à estrutura de concreto, o edifício continua com uma estrutura metálica, com revestimento em cortina de vidro. 

Cada peça de vidro terá a altura exata de um pavimento do edifício.



A torre de 792 mil m² terá 71 pavimentos dedicados somente a escritórios, contando com alguns andares para manutenção do edifício, restaurante e um deck de observação de dois andares.

Sistemas de reuso de água pluvial e placas de células fotovoltaicas serão colocados no edifício. Todos os equipamentos de segurança, inclusive os elevadores, serão envolvidos por uma estrutura de concreto de 91 cm.

Fonte: www.piniweb.com.br


 


Nenhum comentário: