Contrato para obras da Zona Central de Serviços será assinado em junho

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
A obra será realizada pela Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI), que venceu a licitação. Esta fase piloto envolve um terreno de 14,4 hectares no entorno do atual centro administrativo. Imagem: Suape/Divulgação
Suape/Divulgação

























 Zona Central de Serviços (ZCS), finalmente, sairá do papel. O projeto, que vem sendo planejado desde 1984 pela administração do Complexo Portuário Industrial de Suape, terá assinatura do contrato para a construção de sua primeira etapa, já no próximo mês.


A obra será realizada pela Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário (QGDI), que venceu a licitação. Esta fase piloto envolve um terreno de 14,4 hectares no entorno do atual centro administrativo. No entanto, o projeto da ZCS terá uma área total de 350 hectares. 

A primeira etapa da ZCS fica equidistante dos centros do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. Também é cortada pela PE-60 e, futuramente, terá acesso pela Via Expressa e pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que devem ser inaugurados até 2014. 

O piloto foi dividido em plataformas A,B e C. A primeira será destinada à nova sede administrativa de Suape e tem conclusão prevista até 2014. O prédio de 11 andares, contará ainda com auditório e heliponto. Será construído para obter a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Gold, atestando a sustentabilidade ambiental no consumo de energia e água. 

Já a plataforma B tem conclusão prevista para 2016 e prevê um hotel com 192 quartos e um complexo com shopping e seis torres empresariais. Segundo o vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio, o foco deste open mall não serão lojas, mas a prestação de serviços, como bancos, lotéricas, correios, praça de alimentação e farmácias. 

Nos empresariais, a proposta é que também funcionem centros educacionais e de saúde. “O nosso objetivo é atender a demanda dos empresários e da população de 70 mil trabalhadores que hoje atuam em Suape”, comenta o vice-presidente de Suape. 

Por último, a plataforma C envolve a construção de quatro edifícios empresariais com nove pavimentos, além de 578 vagas de estacionamento. A conclusão está prevista para 2020. Ainda não foi definida a destinação do restante da área da ZCS. “Pode servir para um campus universitário ou para um grande hospital”, adianta Amâncio.

Por Mirella Falcão, da equipe do Diario

Nenhum comentário: