Projeto de casa une sustentabilidade e eficiência energética


Cozinha, sala de jantar, quartos, banheiros – ela tem tudo o que uma casa normal tem. E muito mais: a Ekó House é o protótipo de uma casa do futuro, que funciona exclusivamente com energia solar.

A Ekó House é a representante brasileira na Solar Decathlon, competição internacional entre universidades de vários países, em que as equipes apresentam casas sustentáveis com foco na eficiência energética. Após os testes em São Paulo, o protótipo será levado para a Espanha, local da disputa. 

Elaborado desde 2010 em várias universidades brasileiras, o projeto Ekó House - www.ekobrasil.org - foi apresentado no campus da Cidade Universitária da USP no dia 4 de maio. 

Trata-se de uma casa eficiente, sustentável e inovadora, que funciona exclusivamente com energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica, e que está sendo montada no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Ele combina elementos de alta tecnologia com soluções inovadoras em arquitetura e engenharia, com tecnologias que levem a um menor impacto ambiental das residências brasileiras.

"A casa tem aproximadamente 47 metros quadrados (m²). Ela conta com cozinha, sala de jantar, sala de estar, banheiro e quarto. O ambiente é projetado para dar flexibilidade de uso, com persianas e móveis o ambiente é alterado aumentando a área social ou a área íntima", explica a mestranda em arquitetura Bruna Mayer de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e uma das integrantes da iniciativa.

O projeto é a proposta brasileira que está concorrendo ao Solar Decathlon Europe 2012, uma competição internacional onde 20 equipes, representando universidades de todo o mundo, projetam, constroem e colocam em funcionamento uma casa sustentável e com eficiência energética.

O Team Brasil é uma equipe transdisciplinar formada por estudantes e docentes de diversas áreas como: Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Sanitária e Ambiental, Automação e Sistemas, e outras áreas como Design e Marketing.

O projeto é coordenado pelos professores José Ripper Kos (coordenação geral) e Thêmis da Cruz Fagundes (coordenação de pesquisa), ambos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, além da professora Claudia Terezinha de Andrade Oliveira (coordenação de produção e montagem), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. 

Colaboram ainda membros das Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Solar Decathlon

O Solar Decathlon é dividido em dez categorias que avaliam as inovações da casa, como sua capacidade de geração e eficiência energética, conforto, qualidade espacial e construtiva, entre outras. As casas são construídas e testadas localmente e transportadas para o local da competição em Madrid, na Espanha, onde devem ser montadas em dez dias. Lá permanecem em exposição lado a lado por 17 dias, quando estão abertas à visitação do público e são realizadas as provas.

"A casa será levada para Madrid parcialmente desmontada, em containers. A estrutura é feita de peças de cumaru e placas de OSB (oriented stranded board) que formam painéis. Esses painéis são preenchidos com lã de vidro para isolamento térmico. Como revestimento, são usadas placas cimentícias, e entre os painéis e as placas também é utilizado aerogel, um material fibroso de alta eficiência no isolamento térmico. 

Os painéis já irão prontos para Madri, com todas as suas camadas instaladas, inclusive com canos e fios, para lá serem apenas encaixados", explica Bruna Mayer de Souza, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Produção e montagem

O projeto da Ekó House está em desenvolvimento desde o final de 2010, e atualmente encontra-se no estágio de produção e montagem. A viabilidade de execução do protótipo, que combina elementos de tecnologia high-tech com soluções tradicionais de arquitetura e engenharia, é o resultado do empenho criativo dos docentes e discentes que compõem o Team Brasil, associado ao apoio e parcerias fundamentais de empresas e instituições, especialmente da área de energia e construção civil, e órgãos nacionais de fomento à pesquisa científica e inovação tecnológica, que contribuíram com o fornecimento de materiais, assessoria técnica, descontos e apoio financeiro.

Diversos aspectos do projeto e da produção da Ekó House fundamentam uma dezena de trabalhos acadêmicos que resultarão em teses e dissertações. Além disso, o desenvolvimento do protótipo está inserido em um convênio entre USP e Eletrobras (ECV 308/2009), coordenado pelo professor Adnei Melges de Andrade (USP), que tem como objetivo principal o lançamento das bases de uma indústria nacional de Residências Energia Zero (REZ) com tecnologia brasileira e adequação às nossas diversas regiões bioclimáticas.

"O projeto busca desenvolver pesquisa sobre Residências de Energia Zero (REZ) para o nosso clima e sociedade. Buscamos tecnologias que levem a um menor impacto ambiental das residências brasileiras. 

Por isso, além da pesquisa, do projeto e construção da casa, temos várias atividades de comunicação que buscam incentivar um estilo de vida mais sustentável, como palestras e aulas em colégios, o site e blog da equipe - www.ekobrasil.org -, ações nas mídias sociais, entre outros", afirma.

Agência USP de Notícias

Nenhum comentário: