Sustentabilidade domina debates do 15º fórum B+

Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE



Pedreira, Pinheiro e Sá durante fórum empresarial

Antes vista como entrave para o mundo empresarial, a questão ambiental agora passa a ser fator diferencial para assegurar bons negócios em Salvador, com benefícios não apenas para a população, mas também para a iniciativa privada e o setor público - este último no que se refere aos impactos na arrecadação. 

O novo conceito de desenvolvimento econômico e urbano da capital baiana foi a tônica das palestras da 15ª edição do Fórum de Liderança B+, realizada nesta quarta-feira, 27, no Hotel São Salvador, na capital baiana.

O tema da sustentabilidade foi abordado tanto pelo arquiteto e urbanista André Sá, responsável pela projeção de mais de 60 shopping centers no país, além do aeroporto internacional de Salvador, quanto pelo executivo Eduardo Pedreira, da Construtora Odebrecht. 

Ambos apontaram a tendência de sucesso de negócios que estejam atentos à questão, sobretudo nos principais vetores de crescimento da cidade: a orla atlântica e a avenida Paralela.

Sá destacou a importância dos projetos de mobilidade para a formação de novas áreas de desenvolvimento, alertando para que as ações públicas e privadas também considerem a densidade demográfica e a integração com as cidades vizinhas. 

"Temos que estar atentos à necessidade de desafogar o miolo de Salvador, criando alternativas ambientais, sociais e de expansão econômica", disse o arquiteto, que acredita nas parcerias público-privada (PPPs) como caminho para os investimentos estruturantes.

Mobilidade

Pedreira, por sua vez, enfatizou que os negócios de caráter urbanístico precisam atrelar a mobilidade às necessidades de moradia e trabalho, confluindo para novos empreendimentos que gerem polos autônomos fundados em novos conceitos de qualidade de vida a partir da sustentabilidade. 

"A tendência é de formação de verdadeiras pequenas cidades dentro da cidade maior, que é Salvador", pontuou ele.

"É, sem dúvida, uma discussão muito pertinente no momento em que Salvador passa por importantes intervenções e discute novos projetos, como o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano)", afirmou o diretor-executivo do Grupo B+, Renato Simões Filho. 

O evento teve como mediador o gestor da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Sílvio Pinheiro.

Nenhum comentário: