Entrevista com Dra. Brigitte Wegner, palestrante do 3º Fórum CICB de Sustentabilidade

Fonte/Autoria.: CICB



Doutora em química, ela apresentará em detalhes o conceito de Footprint para a indústria do couro


É com grande expectativa que o 3º Fórum CICB de Sustentabilidade aguarda a palestra A Indústria Química e o Meio Ambiente – Footprint Concept, com Dra. Brigitte Wegner, doutora em química do departamento de couros da BASF. 

Ela irá apresentar de forma didática os quatro principais desafios da indústria do couro no que tange a sustentabilidade – e de que forma a indústria química pode ser uma facilitadora neste processo. Confira a seguir esta entrevista com Dra. Brigitte. 


Qual será o conteúdo da sua palestra durante o 3º Fórum CICB de Sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo que é amplamente utilizado em todos os setores, mas nem sempre é claramente definido. Na minha palestra, vou apresentar o conceito BASF para identificar e descrever claramente os principais tópicos de sustentabilidade na produção de couro.

Em nossa abordagem, estes tópicos são classificados com base em áreas específicas que influenciam, por exemplo, a mudança climática (Carbon-Footprint), consumo de água e de poluição (Water-Footprint), a saúde dos trabalhadores e consumidores (Tox-Footprint) e a utilização de recursos (Resource-Footprint).

São exemplos de como os problemas específicos podem ser resolvidos e tornar a produção de couro mais sustentável.

Qual é a sua opinião sobre a preocupação com a sustentabilidade na indústria do couro?

A preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais global e urgente no setor de couros.

Embora a legislação sobre sustentabilidade tenha começado cedo na Europa, estamos começando a ver em outras partes do mundo, como na Ásia, uma importante discussão e aplicação rigorosa de leis sobre o tema.

Em algumas partes da China e da Índia, por exemplo, vemos uma legislação mais rigorosa do governo quanto aos efluentes da água, que forçaram, inclusive, o fechamento de alguns curtumes.

Quais são seus prognósticos neste campo?

Acredito que vamos adotar padrões muito semelhantes em todo o mundo. Grandes marcas, fabricantes e ONGs também estão desafiando a indústria do couro com perguntas sobre ZDHC (em português, Geração e Disposição Zero de Substâncias Químicas Perigosas), sustentabilidade do couro, redução das emissões de gases de efeito estufa etc.

Os retornos que temos até agora sobre o nosso conceito de pegada sustentável mostram claramente que a indústria do couro está ciente sobre a complexidade das diversas questões que envolvem a sustentabilidade e busca, ativamente, soluções para o tema.

Quais são as suas expectativas sobre o 3º Fórum CICB de Sustentabilidade?

Estou impressionada com a variedade de painéis e palestrantes que colaboraram com o tema sustentabilidade. 

Acredito que a sustentabilidade na indústria do couro envolve o compromisso e os esforços de todas as partes interessadas na cadeia produtiva. 

Como o Brasil é um importante fornecedor de couro e peles, estou feliz em ver que já começaram e são contínuas as discussões sobre tema. 

Estou ansiosa para uma discussão ativa em uma rede com várias partes interessadas

Fonte: www.segs.com.br

Nenhum comentário: