Expressões Climáticas

Aquecimento Global – A combustão de combustíveis fósseis e das florestas e a poluição industrial lançam Gases com Efeitos Estufa na atmosfera e provocam alterações climatéricas, entre as quais o aumento da temperatura média da Terra.
Captura de Carbono – Técnica de fixação do Dióxido de Carbono (CO2) em sumidouros com vista à redução deste gás na atmosfera. Pode ser feita graças à gestão do solo, à reflorestação ou florestação.
Desflorestação – A par do CO2, é um dos grandes potenciadores do efeito de estufa e do aquecimento global. Ao destruir as florestas, é reduzida a capacidade de absorção do dióxido de carbono pelas plantas.
Desenvolvimento Sustentável – É aquele que procura satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o futuro, tendo em conta os recursos naturais disponíveis.
Dióxido de Carbono – Gás que é produzido quando se queimam na presença de oxigénio, materiais que contêm carbono (combustíveis fósseis como carvão, petróleo ou gás natural). É um dos grandes potenciadores do Efeito de Estufa.
Energias Renováveis – Aquelas que são obtidas através de fontes naturais capazes de se regenerarem (o sol, o vento, os rios e mares, matéria orgânica e o calor da Terra).
Florestação /Reflorestação – A plantação de novas florestas em sítios onde historicamente elas não existiam ou a replantação de florestas destruídas. Contribui para a captura de gases indutores do efeito de estufa na atmosfera e pode servir como contrapartida a um aumento de emissões de CO2.
Gases com Efeito de Estufa – Gases de origem natural ou gerados pela acção do Homem que absorvem e emitem radiações infravermelhas, provocando o efeito de estufa, que se caracteriza pelo aprisionamento de calor entre a superfície e a troposfera, impedindo a sua dissipação no espaço e aquecendo a temperatura do ar.
GWP  – O Potencial de Aquecimento Global distingue os diferentes gases quanto às suas consequências para o ambiente e permite quantificar os resultados da emissão de vários gases com efeitos de estufa. O metano tem um GWP21, o que significa que cada tonelada de metano corresponde a 21 toneladas de CO2.
Mercado Global de Carbono – Um mecanismo que permite aos países que excederem os limites impostos às suas emissões de CO2 comprar licenças de emissão a países terceiros que estejam abaixo do limite de emissões. As transacções destas licenças são registadas numa base de dados internacional, a: International Transaction Log.
MtCO2 - A tonelada métrica de dióxido de carbono equivalente é a medida padrão utilizada para quantificar as emissões de CO2.
Pegada Ecológica – Mede o uso de recursos naturais necessários para sustentar uma geração, tendo em conta os recursos materiais e energéticos gastos por uma dada população. Permite demonstrar se os impactos antropogénicos no meio natural são sustentáveis a longo prazo e comparar os hábitos de diferentes populações.
Painel Intergovernamental – O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas é constituído por centenas de cientistas de diferentes países e áreas de conhecimento. Constituído em 1988 por iniciativa das Nações Unidas e a Organização de Metereologia Mundial, é este organismo que estuda o fenómeno das alterações climáticas e divulga o cálculo de GWP.

Nenhum comentário: