Bayer vai construir edifício sustentável no Brasil

A multinacional alemã Bayer MaterialScience vai iniciar ainda este ano a construção de um edifício sustentável na área em que está situada a sede, em São Paulo. 

Edifício que será construído na sede da Bayer, em São Paulo, 
estará integrado às árvores do terreno / Foto : 
Divulgação Bayer/Roberto Loeb e Associados

Será o quinto EcoCommercial Building (ECB) da multinacional no mundo e o primeiro na América Latina. O anúncio será feito durante a 3ª Greenbuilding Brasil. 

O evento começa na terça, dia 11, e vai até o dia 13 de setembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O projeto, que une design e tecnologia, utiliza fontes de energia renovável, reuso de água, placas translúcidas de policarbonato para aproveitamento de luz natural, isolamento térmico de fachadas e conta com um sistema para monitorar e controlar o consumo de água e energia do prédio em tempo real. 

A intenção é a de que o edifício consuma 50% menos energia e economize 70% de água. Segundo a empresa, o retorno do investimento deve vir entre 7 e 10 anos. 

O novo prédio terá 600 metros quadrados e vai funcionar como espaço de convivência de colaboradores da empresa. A previsão é de que ele seja inaugurado no primeiro trimestre de 2013.

Durante a conferência, o responsável no Brasil pelo programa EcoCommercial Building, Fernando Resende, também vai mostrar o funcionamento e os resultados do ECB inaugurado em Nova Déli, na Índia, no ano passado. 

O empreendimento, que produz toda a energia que utiliza, é o único do mundo com pontuação máxima no programa Leed Platinum. "O mais importante é mostrar que não são projetos mirabolantes, mas sim resultado de um bom planejamento e pesquisa, com o propósito de criar edifícios que funcionem de maneira inteligente", afirma Resende.

Greenbuilding Brasil - Além de apresentar as principais soluções nacionais e internacionais da construção civil sustentável, o evento, promovido pelo Green Building Council Brasil (GBC), terá palestras sobre arquitetura sustentável, eficiência energética, qualidade ambiental interna e uso racional da água. Entre os destaques estão os arquitetos Simon Smithson, Chad Oppenheim e Michael Wurzel.

Além disso, o vice-presidente sênior do U.S. Green Building Counci, Scot Horstl, vai apresentar à indústria nacional o novo Leed v.4, selo de certificação e orientação ambiental de edificações concedido a projetos ambientalmente corretos, com reconhecimento internacional.


A programação completa está disponível no site http://expogbcbrasil.org.br/.

Nenhum comentário: