Da esquerda p/ direita: Marcelo Pretti da Intercity; Jair Menegueli, pres. do Conselho
Nacional do Sesi; José Garrido, pres. da ABIH-BA e Fermi Torquato,pres. da ABIH Nacional
Na tarde de ontem (20/09), a ABIH/BA – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia, o Sesi e o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário reuniram convidados no hotel Intercity Salvador para apresentar o Sustentabilidade à Mesa.
Trata-se de um grande projeto voltado para o setor hoteleiro, que representa a união de três programas capitaneados pelas entidades envolvidas:
o Rede Brasil Rural, que aproxima a agricultura familiar dos compradores hoteleiros;
o Cozinha Brasil, que incentiva a alimentação saudável com mínimo desperdício e baixo custo;
e o Vira Vida, projeto educativo voltado para os jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Superintendente de Agricultura familiar da Bahia, Wilson Dias, ressaltou:
“A hotelaria é um nicho de mercado muito importante para os agricultores.
Na cadeia de intermediação, o pequeno produtor fica somente com 15% do lucro, queremos ampliar essa margem propiciando a negociação direta com os hotéis”.
Compartilhando da mesma opinião, o Presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido, ressaltou que a Bahia ocupa o primeiro lugar do Brasil na produção agrícola familiar.
“Temos 87% da área de plantio do estado ocupada pelos produtores familiares, temos que valorizar esse potencial”, disse Garrido.
Já o presidente da ABIH Nacional, Fermi Torquato, reforçou o compromisso que os hoteleiros estão assumindo com os parceiros.
“O Cozinha Brasil é fundamental para minimizar o desperdício de comida num País onde tanta gente ainda passa fome.
A Rede Brasil Rural representa a oportunidade de quebrar a barreira do intermediário, pois ao mesmo tempo em que queremos lucrar com os nossos hotéis, também queremos ampliar o ganho do homem do campo.
Também incentivaremos os nossos hotéis a absolver os jovens treinados pelo Vira Vida”, resumiu.
O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, apresentou o Cozinha Brasil e o Vira Vida.
“Formaremos em Salvador a primeira turma de jovens capacitados em Turismo. Peço o apoio dos empresários para cumprir o desafio de inserir esses jovens no mercado de trabalho”, disse ele sobre o projeto criado em 2008 que envolve capacitação profissional e atendimento social e psicológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário