Moda e Sustentabilidade - Pólos de moda expõem na Casa Firjan da Indústria Criativa




Treze polos do Rio apresentam no Rio-à-Porter suas coleções a compradores e lojistas nacionais e internacionais.

Para divulgar a capacidade produtiva e criativa da indústria da moda do estado, o Sistema Firjan apoia, através do Senai Moda e Design, a participação dos polos de moda no Rio-à-Porter, que nesta edição do Fashion Rio acontece na Casa Firjan da Indústria Criativa, em Botafogo.

Hoje, o Rio possui 13 polos que reúnem cerca de quaro mil empresas de confecção. O setor gera 55 mil postos de trabalho e, considerando toda a cadeia produtiva, mais 90 mil empregos indiretos. Outros setores ligados a atividade como as indústrias têxteis, de calçados e de joias somam cerca de 600 empresas, que geram mais dez mil empregos em todo o estado.

A cada estação os polos se renovam para ganhar visibilidade e gerar negócios que contribuem para o seu crescimento e sustentabilidade

No salão de negócios, as coleções são apresentadas a compradores e lojistas do e do exterior. A experiência no Rio-à-Porter contribui para o amadurecimento de produtos e empresas.




Moda São Gonçalo - A região conta com aproximadamente 200 empresas formais, com produção de jeans, moda praia, moda íntima, surfwear e casual, gerando mais de dois mil empregos diretos. O grupo composto pelas marcas Suspirar, [www.suspirar.com.br] da empresária Célia Martins traz a beleza das aplicações, das rendas, pinturas, traz uma linha na cor preta com muito brilho para àquelas noites e até dias um pouquinho mais frios, “já que o brilho vai continuar liberado na próxima estação”, afirma a expert Célia. Também no estande a L. Santii, Usina, Sandra Bijoux e Due aposta que a moda é muito mais que peças de roupa e pode ter ligação com responsabilidade ambiental e social. A L. Santti, por exemplo, trabalha com reaproveitamento de couro para cintos e braceletes. Já a Usina, marca de bolsas, trabalha com lona ecológica e madeira de reflorestamento, em versões de couro, e o lindíssimo pied-de-poule . Além disso, as marcas fazem parceria com cooperativas de bordados da região.




Moda Niterói - cSão aproximadamente 100 confecções, que geram cerca de 900 empregos diretos. A produção de Niterói é diversificada e multissetorial, com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte, além de acessórios em couro, calçados, bolsas, joias, bijuterias e ainda ateliês de customização e alta costura. Destaca-se com empresas artesanais, desenvolvendo marcas próprias e coleções autorais.

O polo de Niterói leva ao Rio-à-Porter as marcas Daniela Curvelo [ bijuterias com couro de tilápia e pedras, em versão super colorida], Patuá, Cotton de Fadas e Simone Gabotto [ uma coleção inspirada nas fadas, magos, guerreiros, com o brilho dos cristais contrastando em materiais da natureza]. No espaço, estampas elaboradas com base em células do corpo humano são o enfoque da Cotton de Fadas. A estilista, Cristina Daher, usou células sanguíneas e de tecido adiposo para elaborar estampas, coloridas em tons de vermelho, amarelo, verde e roxo e versões pixeladas. Já a Patuá traz bolsas com estamparias que remetem a viagens pelo mundo, tendo como referências países da América do Sul. “Hoje o diferencial é sair do lugar comum, o que vai marcar a competitividade frente ao mercado mundial é o design”, aponta a estilista e empresária Thatyana Amorim.

A coleção traz um look moderno e ousado que confere às peças possibilidades ilimitadas de uso. Na cartela de cores os tons sóbrios como camela, cana, grafite e café, mesclados com cores vibrantes, com destaque para o vermelho, bordô e violeta. Enfim, bolsas frasqueiras, mochilas e chapéus confeccionados em couro píton, camurça e tecidos tramados, ditam o clima diurno sem fazer feio à noite, enquanto que o uso de correntes e do couro de tilápia, garante às peças o diferencial cosmopolita necessário à agitação noturna.

A Patuá aposta nos dias frios, mas como todo clima tropical, -períodos quentes que permeiam o inverno brasileiro.[www.patuabolsas.com.br].

Moda Noroeste - Conta com cerca de 150 empresas e compõe um APL (Arranjo Produtivo Local) no Noroeste Fluminense, que gera aproximadamente 1.500 empregos diretos. Tem como parceiros o Sindicato das Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sincronerj) e o Senai Moda e Design.

A proposta do polo é apresentar roupas com design próprio, levando em conta que o forte da região é o segmento de lingerie noite. Nesta edição o polo será representado pelas empresas Laços, Doces Sonhos, Solar Somar e Mixer Atelier, que vão trazer uma coleção inspirada na Copa do Mundo, pela proximidade com o evento de 2014 que o Brasil irá sediar.



Moda Lingerie, Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região - Um ano depois da tragédia das enchentes em Nova Friburgo, o polo de lingerie, com 25% do mercado nacional, mostra que deu a volta por cima com mais foco, profissionalismo e originalidade. Tido como o maior polo de lingerie do país, com forte produção em fitness, o polo também produz também moda praia. Conta com cerca de 900 confecções, que geram mais de 10 mil empregos diretos. Nova Friburgo também tem foco na exportação e vende seus produtos para o Mercosul, União Europeia, África, Oriente Médio, Japão e Estados Unidos.

O Polo, que investe na qualidade da matéria-prima e do acabamento, traz para o evento seis empresas: Tardene Lingerie, Dianrus, Lucitex, Lana & Lena, Fragille Lingerie e Pixota.

A Tardene apresenta uma coleção inspirada nas Pin-ups, a grife que sempre traduz todo glamour da época para sua coleção e mais vez vem inovar e despertar na mulher ao desejo de ser única e totalmente atual. Fantasia e sedução em cores que vai do branco, preto, coloridos, rosas vibrantes e os vermelhos magníficos. [www.tardene.com.br]

Renata Alves, do Sindicato das Indústrias do vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest) lembra que a união dos governos federais, estaduais e municipais, entidades como a Firjan, Sebrae/RJ, sindicato e uma grande força da população em prol da recuperação econômica da cidade está a cada dia fortalecendo a autoestima destes empresários da moda que estão na luta para se recuperar da catástofre trazida pelas fortes chuvas no ano passado.

Moda Sul Fluminense - Reúne mais de 100 médias, pequenas e microempresas. São ateliês, confecções, facções e lavanderias que, juntas, empregam quase duas mil pessoas. Além do jeans, principal produto da região, outros segmentos se destacam, como a moda praia, fitness, lingerie dia e noite, moda infantil e alta costura produzida pelas famosas bordadeiras de Barra Mansa.

O Polo de Moda Sul Fluminense vai participar do salão de negócios com as empresas Amparo Brasil (Barra Mansa), Lugar de Arte (Valença), Maria-Fia (Barra do Piraí), Penduricalho (Valença) e Pitaya Rosa (Volta Redonda), que trazem coleções inspiradas no tema “Memórias Urbanas”, com peças modernas e irreverentes, sempre acompanhadas do toque artesanal, marca registrada das empresas da região. As coleções, desenvolvidas com o acompanhamento do Senai Moda, terão peças que enobrecem a qualidade de vida no interior. São coleções que valorizam a beleza feminina através de aplicações, bordados, correntes, laços, rendas, pinturas à mão, pingentes e diversos tecidos. Os detalhes das peças são ressaltados por diversos tons de amarelo, azul, bege, marrom, rosa, roxo, vermelho e verde.

Moda Petrópolis - O Polo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por cerca de 400 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano e representam 14% do PIB petropolitano. São mais de cinco mil empregos diretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios. Artti Rio, Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Off Rio, Vestire, Thiamo Malhas e Water Color são as grifes que representam a moda de Petrópolis nesta edição. Nos 40 looks de cada marca vão predominar as misturas de tecidos e recortes. O tema escolhido - Nuvem Cigana - segue a tendência mundial de revalorização da liberdade, misturando o tempero étnico ao estilo gipsy. As coleções trazem detalhes típicos dos anos 60 e 80, como brilho e cortes em linha reta, tudo adaptado aos tempos atuais, malhas trabalhadas, pedraria, renda, couro, a mistura de tricô com malha ou tecido plano, em cores que variam do cinza chumbo às terrosas.

Moda Cabo Frio - O Polo, especializado em moda praia, é composto por 40 empresas, que empregam aproximadamente 200 funcionários. O Polo de Moda de Cabo Frio, composto pelas marcas Azaí Biquinis, Ki-Biquini, Monica Krexa e JS Design Sustentável, traz a coleção “Mistura Urbana”, unindo o relax e a simplicidade da praia à complexidade e diversidade da cidade. A JS Design Sustentável leva as ecojoias feitas de canudo de papel de cestaria e o rolinho de papel de revistas, panfletos e papel natural pintado à mão. Já a designer Monica Krexa leva joias que são verdadeiras obras de arte feitas em alumínio e surpreendem pela leveza e durabilidade, além do brilho e textura.

Moda Campos - É formado por 50 empresas, e entre elas 90% são microempresas. São confecções que produzem, principalmente, moda feminina, empregando mais de 500 pessoas. As marcas IN LOVE Fashion Tees, Angela Bechara, Lafibrunn, Donna Onça e CHE vão representar o polo de Campos. Os modelos surgiram “costurando ideias”, tema da coleção. O brilho, misturado à rusticidade do linho, bordados e rendas, fez uma coleção que emociona não apenas pelo conjunto, mas por cada peça, pois cada uma é um universo de sonhos que vem se juntar à história de quem vai vestir. Vestidos, blusas amplas, saias e calças passearam pelos tons de preto, branco, vinho, verde e tons terrosos. No bordado foram muito mais longe: brilhos sobrepondo organza e plissado, tule, rendados e transparências. Além disso, a Dona Onça traz bolsas usando materiais reciclados que abusam do glamour.

Moda Rio - Só o município do Rio de Janeiro abriga cerca de mil empresas, que empregam mais de 20 mil pessoas. Nesta edição o polo será representado pela marca SKN, que tem como origem as marcas Howard e HD, pertencentes a empresa Comércio e Indústria de Tecidos Simões Ltda., que está no mercado desde 1972. A SKN apresenta um produto jovem e atualizado, com qualidade e custo baixos.

Moda Carioca de São Cristovão - Existe há três anos e foi o primeiro polo metropolitano do estado. O grupo conta com 70 empresas participantes que empregam diretamente mais de três mil pessoas e são atendidas por 800 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados.

Pela sexta vez consecutiva o Polo de Moda Carioca de São Cristóvão participa do salão de negócios do Fashion Rio. Nesta edição contará com cinco participantes – Primordio, Tricot Store, Complexo B, Retalhos Cariocas e Motta Carvalho Acessórios de Moda – que levarão inovações que aliam design de moda e sustentabilidade. A utilização do tricô é uma das marcas registradas do polo.

Calçados e Acessórios - É formado por mais de 50 empresas, a maioria dedicada aos calçados. As empresas, na maior parte de pequeno porte, geram cerca de mil empregos. Produtos artesanais e diferenciados de grifes são produzidos neste polo. Na edição do Inverno 2012, o Polo de Calçados e Acessórios do Rio de Janeiro estará representado pelas empresas Badulaques, Thereza e Paula Lino, Dayrell, DonaDeQuê, Longhi, Metal e Cia, Tai Daí, Miarte e Zóia. Neste inverno o clássico chique vem com um toque moderno, mas pérolas continuam dando o ar da graça.

As misturas de cores e texturas simbolizam a miscigenação cultural; já os tons neutros representam culturas ou grupos mais tradicionais. Peças rústicas com ar e cores da natureza podem se apresentar grandes e ousadas ou com uma leveza incrível de rendas e plumas. Os materiais empregados variam do couro liso e texturizado a tecidos rústicos, finos, rendas, tressês, barbantes e bordados. Materiais inusitados, como cápsulas de alumínio de Nespresso recicladas, sacos de lixo crochetados, tampinhas de refrigerante banhadas, cerâmica plástica e rolhas mostram a originalidade destes acessórios.


Têxtil do Rio - O Polo Têxtil do Estado do Rio de Janeiro tem forte tradição no mercado nacional na fabricação de tecidos de algodão, malhas, mistos e sintéticos, sedas, rendas, bordados, linho e passamanarias, além de não-tecidos para o ramo de limpeza. O polo atende a um grande segmento do setor de confecções e vestuário em geral. As melhores grifes e fábricas do país, pela reconhecida qualidade e gama de variedade de seus produtos, adquirem seus tecidos das indústrias têxteis fluminenses. O Polo é formado por cerca de 400 empresas e gera cerca de oito mil empregos.

Nesta edição o Polo será representado pela marca HAK, especializada em aviamentos, e pela Fábrica de Tecidos Bangu, que atua no segmento de moda e decoração há mais de 100 anos e vai apresentar a Coleção Renaissance no Rio-à- Porter. A coleção traz finos tecidos de algodão e seda com suaves e versáteis acabamentos e estampas exclusivas, além da possibilidade de recoloração do enorme acervo de desenhos.


Jóia Carioca - O setor joalheiro no Rio de Janeiro conta com aproximadamente 100 empresas de fabricação de joias e bijuterias, que geram cerca de dois mil empregos diretos. A capacidade produtiva dessas grifes está pronta para desenvolver parcerias com o setor de moda, interessado em criar coleções exclusivas, além de investir na venda no atacado de suas coleções próprias. O APL Jóia Carioca irá levar para o Rio-à-Porter as marcas Joyá, Marcela Costa, Spariam, Marcia Mor Fashion Jewelry, VYX Ipanema, Arte Coletiva by Silvia Blumberg, Telma Camargo, África Universal e Vanessa Scherer, investindo em designs do rústico ao chique e na mistura de cores e de materiais modernos, como resina. 

Um dos destaques é Silvia Blumberg, que vai apresentar peças da coleção “Salada Carioca: Alquimia, Sustentabilidade e Joalheria. 

Seu diferencial são as joias sustentáveis criadas com o reaproveitamento de cimento dos canteiros de obras cariocas, pedras preciosas e tingimento natural à base de sumo de beterraba e espinafre. Já a marca Spariam apresentará a coleção “Bossa”, inspirada na Ipanema de 1960 e no movimento da bossa nova. A designer Patrícia Sparano cria as joias com prata, resina, serragem e tecidos.

.[O Rio-à-Porter acontece até sexta-feira [13/01], das 10h às 20h, e dia 13 das 10h às 17h, na Casa Firjan da Indústria Criativa, em Botafogo, Rua São Clemente 213-Botafogo, Rio de Janeiro]. 

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: