Fim das sacolas plásticas nos supermercados em SP já reflete na indústria


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Sacolas retornáveis são recomendadas para substituir as plásticas
Os supermercados do estado de São Paulo deixarão de distribuir as sacolas plásticas a partir de hoje, 25 de janeiro, mas os efeitos financeiros nas empresas do setor já são sentidos pela indústria, segundo revelou reportagem de Érica Fraga, da Folha de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira (23), na qual consta a informação de que as encomendas do material despencaram.

"O varejo já cortou pedidos, e isso começa a gerar demissões e cortes de gastos pelas empresas do setor", afirmou Miguel Bahiense, presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos, entidade que representa a indústria. Segundo um empresário que pediu para não ter o nome revelado, "a maioria dos clientes de São Paulo não renovou os pedidos".

Bahiense observou que ainda não é possível estimar o prejuízo inicial do acordo firmado entre o governo de São Paulo e a entidade que representa os supermercados para o banimento das sacolas. Contudo, a mudança é fruto de um acordo, não tem força de lei, participam os estabelecimentos que quiserem.

No caso de adesão, a partir de quarta-feira, os consumidores terão de levar a própria ecobag ou carrinho de feira para sair do supermercado com as compras. Na melhor das hipóteses, o cliente vai ganhar do estabelecimento uma caixa de papelão usada ou precisará comprar uma sacolinha biodegradável por R$ 0,19. Alguns especialistas afirmam que essa sacola deixa de resolver o problema, porque não há compostagem capaz de degradar lixo orgânico no país.

Mas a sacola compostável é a que melhor se adapta à realidade de lixões e de aterros sanitários, onde elas se degradam em até dois anos. Sem coleta seletiva, o plástico vai para o mesmo lugar e demora mais de cem anos para se decompor.

Apas promove campanha

Fazer com que os supermercados paulistas deixem de distribuir sacolas plásticas para embalar compras dos clientes é o principal objetivo da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), responsável pela iniciativa que vai até o dia 29 de janeiro, os estabelecimentos associados vão adotar a mudança em 150 cidades onde residem 80% da população do estado. “Vamos ter ainda alguns pequenos associados, que estão em cidades pequenas também, que não foram mobilizados”, explicou o diretor de sustentabilidade da Apas, João Sanzovo.

A campanha segue um esquema piloto adotado há um ano e meio em Jundiaí que, de acordo com pesquisa encomendada pela associação, foi aprovado por 77% da população. “A campanha só deu certo em Jundiaí porque houve apoio do cidadão, os consumidores que ficaram felizes de ter uma forma de contribuir para o meio ambiente”, observou Sanvozo.

Com o fim da distribuição das sacolas plásticas, os consumidores terão de optar entre as sacolas retornáveis ou biocompostáveis, feitas de amido de milho, vendidas nos estabelecimentos. A primeira opção, que pode ser usada várias vezes, é apontada como preferencial.

A ideia é contribuir para a diminuição de um problema ambiental causado pelo descarte das 2,4 bilhões de sacolas plásticas distribuídas todos os meses no estado. “Nós vamos estar mudando a nossa cultura, a nossa forma de comercializar, de pensar, educando os nossos clientes sobre a importância dessa mudança cultural”, ressaltou Sanzovo, que revelou que a ação foi amadurecida por cinco anos antes de ser lançada.

Nova realidade

A partir desta semana, o Grupo Pão de Açúcar promete retirar as sacolinhas plásticas em 700 supermercados, hipermercados e drogarias do estado de São Paulo, em conformidade com a política adotada por outras instituições da Apas). A redução do preço das sacolas retornáveis é outra novidade. "O preço deverá cair de R$ 2,99 para R$ 1,99 para estimular o consumo das sacolas retornáveis", adiantou à Folha Hugo Bethlem, vice-presidente executivo de relações corporativas.

As sacolinhas plásticas biodegradáveis de amido de milho também serão vendidas pelos supermercados da rede e custarão R$ 0,20 cada. Na avaliação de Bethlem, entretanto, a expectativa é que o consumidor escolha o produto apenas para emergências. "Em Jundiaí, onde testamos o produto há mais de um ano, as sacolinhas de amido de milho representam apenas 5% do total das vendas", afirmou o executivo.

Em fevereiro, a rede iniciará em São Paulo a venda de sacolas feitas com plástico verde, de longa duração, que também devem custar R$ 2,99. "É o conceito de duração para a vida toda, feita com plástico verde e que o consumidor poderá trazer até mesmo desgastada, que faremos a troca", garantiu Bethlem.

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