Sustentabilidade - Hotelaria: Os hotéis 5 estrelas em sustentabilidade pelo mundo

Eles são um luxo em serviço, mas também em ecoeficiência energética e baixo impacto ambiental. Conheça oito hotéis ao redor do mundo considerados exemplos de práticas verdes pelo EarthCheck, instituto líder em avaliação da sustentabilidade hoteleira
Novotel (China, Pequim e México) 

 Divulgação

Pertence à marca de hotéis da categoria superior dentro do portfólio do grupo Accor, o Novotel tem três endereços de sua rede voltada para negócios considerados exemplos em sustentabilidade: um em Pequim, na China (foto) e dois no México.

Segundo o EarthCheck, a rede Novotel dá um show de desempenho em 10 de 15 indicadores de avaliação, que incluem consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa, economia de água, sistema de coleta e reciclagem de resíduos, baixo desperdício de produtos, como papel, entre outros.

InterContinental Singapura 

Divulgação
Também voltado para negócios, o Intercontinental Singapura é outro exemplo de responsabilidade social e ambiental, segundo o instituto EarthCheck. Seu ponto alto é o consumo de energia.

Segundo relatório do instituto, o hotel apresenta uma eficiência energética 18,8% acima da média das melhores práticas desta categoria. Em agosto, os quartos e suites do hotel passaram ainda por uma renovação de 7,2 milhões de dólares para ficar mais ainda com a cara da cultura local.

Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa, Jamaica
 
Divulgação
 
O design moderno e o serviço 5 estrelas deste hotel jamaicano convivem harmoniosamente com a exuberante beleza natural da região. Bem pontuado em onze indicadores de ecoeficiência do EarthCheck, o Grand Palladium Jamaica and Lady Hamilton & Spa tem desempenho invejável no quesito emissões de gases estufa, com índice 39,9% superior à média das melhores práticas.

El Tukan Hotel & Beach Club, México 

Divulgação

Além de possuir um programa específico de sustentabilidade, o El Tukan & Beach Club, situado praia mexicana Del Carmen, apresenta rendimento acima da média em onze categorias do EarthCheck. Na lista entram, por exemplo, a boa eficiência energética e a destinação correta de resíduos. Ideal para férias em família, o hotel ainda é rodeado por uma belíssima fauna e flora locais.


Centara Karon Resort Phuket 
 Divulgação

Localizado em uma ilha na Tailândia, o Centara Karon Resort Phuket procura maximizar a eficiência operacional para minimizar as emissões de carbono, reduzir o consumo de energia e água, e a geração de lixo. Além disso, o hotel mantém um programa próprio de revitalização da paisagem local, com fertilizantes orgânicos roduzidos pela própria comunidade.


Heritance Ahungalla, Sri Lanka
Divulgação
Heritance Ahungalla, Sri Lanka

A vista do azul da piscina na entrada se confunde com as águas cristalinas do Oceano Índico neste luxuoso hotel no Sri Lanka, à beira da praia.
O compelxo Heritance Ahungalla se destaca pelo bom desempenho em 10 dos 15 indicadores de ecoeficência do EarthCheck.
Um dos seus pontos altos é a baixa emissão de gases de efeito estufa, bem inferior a média do hotéis da categoria.