Ações acontecem durante todo o mês de outubro/Foto: Divulgação
No próximo sábado, 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Consumidor, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugura uma série de campanhas intituladas “Mês do Consumo Sustentável”.
Serão promovidas diversas ações de mobilização e conscientização de consumidores de diversos setores da sociedade.
Durante o período serão lançadas três ações que visam, dentre outros objetivos, levar a uma reflexão sobre a necessidade de adquirir mais itens e sobre como os produtos estão sendo descartados. Para isso, entre 12 e 26 outubro, estações de metrô de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte receberão postos de coleta de eletroeletrônicos, estimulando a entrega de fitas VHS, telefones celulares, computadores ou televisores antigos e sem servertia, dentre outros produtos da categoria.
Para esta ação, o MMA conta com o apoio da Phillips e da rede de varejo Carrefour, além da parceria com duas empresas do ramo de coleta, triagem e reciclagem, a Oxil e a Descarte Certo.
De acordo com a gerente de produção e consumo sustentável do MMA, Fernanda Daltro, esta é uma maneira de educar a população para o processo de logística reversa, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
"Esperamos sensibilizar o consumidor a não realizar o descarte de eletroeletrônicos no lixo comum, pois tal prática tem alto impacto ambiental, uma vez que os produtos possuem componentes químicos e tóxicos. Além disso, o descarte inadequado gera desperdício de materiais que podem ser reaproveitados, como plástico, vidro e metais", informa Fernanda.
Cartilhas
Também está previsto o lançamento periódico de cartilhas batizadas como “Cadernos de Consumo Sustentável”. Os exemplares explicativos trazem informações e curiosidades sobre o consumo sustentável de maneira lúdica e informam o leitor sobre as vantagens do modelo para o meio ambiente e, por consequência, para a sociedade.
A primeira edição tratá o tema “Consumo sustentável e reciclagem” e foi produzida em parceria com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Já os outros volumes prometem relacionar o assunto à água e ao público infantil. "Vamos mostrar como a sociedade pode ter uma postura responsável relacionada a estas temáticas", completa Fernanda Daltro.
Menos sacolas
Na segunda fase da campanha, programada para 20 de outubro, será realizada uma ação educativa focada na redução do uso de sacolas plásticas em supermercados, padarias e no comércio em geral. Com o título "Vamos tirar o planeta do sufoco", a campanha busca incentivar o uso de ecobags, embalagens de papelão, carrinhos de feira ou de mão, dentre outras alternativas ao sacos feito de plástico.
De acordo com o site do MMA, a campanha busca atingir o nível nacional, porém, a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA pretende incentivar a adoção do o projeto em cada estado do país.
Para maiores esclarecimentos, o MMA lançará um hotsite sobre a temática, com informações sobre as campanhas pelo órgão e instituições parceiras, além de trazer posts e dicas de consumo sustentável.
Durante o período serão lançadas três ações que visam, dentre outros objetivos, levar a uma reflexão sobre a necessidade de adquirir mais itens e sobre como os produtos estão sendo descartados. Para isso, entre 12 e 26 outubro, estações de metrô de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte receberão postos de coleta de eletroeletrônicos, estimulando a entrega de fitas VHS, telefones celulares, computadores ou televisores antigos e sem servertia, dentre outros produtos da categoria.
Para esta ação, o MMA conta com o apoio da Phillips e da rede de varejo Carrefour, além da parceria com duas empresas do ramo de coleta, triagem e reciclagem, a Oxil e a Descarte Certo.
De acordo com a gerente de produção e consumo sustentável do MMA, Fernanda Daltro, esta é uma maneira de educar a população para o processo de logística reversa, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
"Esperamos sensibilizar o consumidor a não realizar o descarte de eletroeletrônicos no lixo comum, pois tal prática tem alto impacto ambiental, uma vez que os produtos possuem componentes químicos e tóxicos. Além disso, o descarte inadequado gera desperdício de materiais que podem ser reaproveitados, como plástico, vidro e metais", informa Fernanda.
Cartilhas
Também está previsto o lançamento periódico de cartilhas batizadas como “Cadernos de Consumo Sustentável”. Os exemplares explicativos trazem informações e curiosidades sobre o consumo sustentável de maneira lúdica e informam o leitor sobre as vantagens do modelo para o meio ambiente e, por consequência, para a sociedade.
A primeira edição tratá o tema “Consumo sustentável e reciclagem” e foi produzida em parceria com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre). Já os outros volumes prometem relacionar o assunto à água e ao público infantil. "Vamos mostrar como a sociedade pode ter uma postura responsável relacionada a estas temáticas", completa Fernanda Daltro.
Menos sacolas
Na segunda fase da campanha, programada para 20 de outubro, será realizada uma ação educativa focada na redução do uso de sacolas plásticas em supermercados, padarias e no comércio em geral. Com o título "Vamos tirar o planeta do sufoco", a campanha busca incentivar o uso de ecobags, embalagens de papelão, carrinhos de feira ou de mão, dentre outras alternativas ao sacos feito de plástico.
De acordo com o site do MMA, a campanha busca atingir o nível nacional, porém, a Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA pretende incentivar a adoção do o projeto em cada estado do país.
Para maiores esclarecimentos, o MMA lançará um hotsite sobre a temática, com informações sobre as campanhas pelo órgão e instituições parceiras, além de trazer posts e dicas de consumo sustentável.
Confira as estações de metrô que vão receber o lixo eletrônico:
Brasília- Estação Galeria
Rio de Janeiro- Estação Carioca
Belo Horizonte- Estação Eldorado
São Paulo- Estação Tucuruvi
Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br