Descarte do lixo doméstico

Conheça algumas alternativas sustentáveis para manter a tua casa em ordem com o planeta

Postado por: Guilherme Mendes Ayala


Sacos e Ecogabs produzidas à base de fontes naturais renováveis e de material reciclado, já estão disponíveis no mercado a preços populares e são alternativas ao uso indiscriminado das sacolas plásticas de supermercados, para descarte do lixo caseiro. Reciclagem de plástico, inclusive, das sacolas gera renda a cooperativas de catadores e dá destinação útil e sustentável a esse material.

O descarte do lixo doméstico nunca foi problema para as milhares de pessoas (90%) acostumadas a utilizar as sacolinhas plásticas de supermercado para executá-lo. Com a proibição da distribuição gratuita das sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais até o final deste ano, o consumidor tem buscado alternativas para transportar as compras e embalar o lixo doméstico, já que a reutilização das sacolas plásticas para tais fins logo, logo não será mais possível.

O fato trouxe à tona assuntos importantes a serem discutidos, tais como: reciclagem do lixo (a separação dos materiais – vidro – papel – metal – garrafas pet – plástico e outros – que podem ser reciclados), problema do uso do plástico (que demora cerca de 400 anos para se decompor na natureza), economia doméstica (pois a dona de casa passará a ter de comprar embalagens específicas para descartar o lixo) e sustentabilidade (adotar ações que contribuam coma preservação do meio ambiente e consequentemente, do planeta).

Na busca de soluções e/ou alternativas o consumidor começa a se deparar com produtos sustentáveis, disponíveis no mercado, mais adequados ao descarte de lixo, produzidos a base de matéria-prima renovável ou reciclada, e com preços acessíveis. É o começo de uma mudança na cultura e nos hábitos de muitas pessoas, que contribuirá, e muito, para a saúde do planeta Terra.

Via: www.alphafm.com.br