Qualidade como suporte da Sustentabilidade

Busca pela qualidade da gestão traz benefícios para consumidor final e colaboradores da empresa

O objetivo de tornar os processos de uma empresa mais sustentáveis com relação ao meio ambiente e mais rentáveis com relação aos stakeholders (funcionários, clientes, fornecedores, sociedade, acionistas) foi o tema central do 1º Seminário da Qualidade do Comitê Setorial ASBRAV. 
 
A atividade fez parte da programação 6º Seminário da Qualidade Segmento Alimentação/Farmacêutico, realizado na última quarta-feira (28/09), no Espaço COMPET/ FIERGS.


O palestrante e diretor financeiro da São Carlos Thermical Systems, Daniel Helfensteller, contou sobre as certificações de ISO conquistadas pela empresa e o que cada uma representa na busca da organização pelo desenvolvimento sustentável.

- Em 2003, conquistamos a ISO 9001 que certifica a satisfação do cliente no serviço prestado. Em 2008, conquistamos a ISO 14001 que cuida da parte ambiental. A São Carlos tem aspectos e impactos ambientais com os gases de refrigeração. Esta ISO certifica que temos controle dentro da legislação vigente dessas emissões. Neste ano, conquistamos a ISO 18001 que trata da segurança e saúde do colaborador, garantindo que trabalhamos de forma segura e dentro da legislação tendo todas as medidas preventivas contra um acidente de trabalho - conta.

O evento foi idealizado pelo Comitê Setorial da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV) que está ligado ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). O objetivo é incentivar os associados na busca da melhoria dos processos dentro das organizações. O presidente do Comitê Setorial ASBRAV, Luiz Alberto Hansen ressalta a importância deste tipo de evento.

- Em se tratando de disseminação das ferramentas da qualidade com certeza nós estaremos presentes em futuros eventos. Este é o primeiro seminário, mas a nossa parceria com o comitê da indústria farmacêutica e alimentícia nos faz antever que estaremos presente em outros - avisa.

No atual grupo de associados no Comitê Setorial ASBRAV estão nove empresas, além das primeiras participantes que atualmente já estão participando de premiações do PGQP. Mais informações sobre o comitê pelo telefone (51) 3342.2964 ou e-mail asb...@asbrav.com.br.

ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.