Publicação convida jovens brasileiros a repensar suas decisões de consumo e liderar a mudança para uma cultura de sustentabilidade
Lançada no Brasil pelo Worldwatch Institute, em parceria com o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco - Catalunha), a publicação Ter mais ou viver melhor? estimula os jovens a liderarem uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável.
Nesta linha, a iniciativa propõe uma reflexão sobre quanto nossa sociedade incentiva o consumismo.
Com uma linguagem informal e direta, Ter mais ou viver melhor? reúne informações sobre os impactos positivos e negativos dos padrões atuais de consumo e compartilha a constatação de que, na maioria das vezes, a qualidade de vida não está atrelada a ter mais dinheiro ou posses materiais.
“Analisando o ciclo de vida (ACV) dos produtos que compramos e aumentando a vida útil dos que já temos, reduzimos o impacto negativo do nosso consumo e despertamos os jovens para a análise do ciclo de vida, ‘ACV Teens’, tornando-os protagonistas na construção de ciclos inteligentes de consumo sustentável”, afirma Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute – Brasil.
O principal destaque da publicação são os relatos de experiências de mudanças culturais em diferentes grupos e comunidades por todo o mundo, que reformularam a produção e o consumo de bens e serviços em seu cotidiano e, assim, conseguiram atingir resultados bastante positivos em termos de adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Mais do que exemplos inspiradores, esses casos são experiências que podem e devem ser replicadas no Brasil, envolvendo toda a sociedade nesse debate. “Cada pessoa é importante para dar sua contribuição individual, e para servir de exemplo e mobilizar seus amigos, familiares e conhecidos.
Só assim se poderá caminhar para um mundo mais sustentável”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
O material ainda reúne estratégias e dicas de como trabalhar com a mídia, as empresas, os governos, a música e até com as tradições e conhecimentos dos mais velhos para divulgar os valores de uma nova cultura, que valorize o bem-estar de todos em vez do consumismo.
Clique aqui para ler a publicação
Ter mais ou viver melhor é a edição em português do Have more or live better?, magazine voltado ao público jovem baseado no relatório do WWI–Worldwatch Institute, Estado do Mundo 2010 – Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade, publicado no Brasil em parceria com o Instituto Akatu.
Clique aqui para ver o relatório completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário